Rondônia, 03 de maio de 2024
Cidades

Prefeitura alerta para risco de leptospirose após enchente em Ji-Paraná

As alagações provocadas pelas chuvas e dos últimos dias e também pelo aumento do nível dos rios, além de invadir casas dos ribeirinhos, pode trazer doenças para quem entra em contato com a água. Uma delas é a leptospirose.

De acordo com a Divisão de Unidade de Vigilância de Zoonoses de Ji-Paraná, foram registrados nos primeiros dois meses deste ano, 18 casos suspeitos da doença, sete deles já confirmados. Com as fortes chuvas no município, o número pode aumentar.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância de Zoonoses, Eliana Pereira Dias Cruz, a Prefeitura está realizando treinamentos sobre a doença junto aos servidores de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A intenção é que os profissionais orientem a população e intensifiquem os diagnósticos precoces.

“Além disso, estamos orientando a população e disponibilizando hipoclorito de sódio para desinfetar a água usada pelos moradores, principalmente nas áreas alagadas. A distribuição do hipoclorito é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde gratuitamente”, destacou a diretora.

Para colaborar no combate a essa doença, a população deve evitar jogar lixo nas ruas, canais e rios. Não deixar crianças brincando nessa água e, caso tenha que ter o contato, sempre usar luvas e botas.

A leptospirose é uma infecção transmitida pela urina de animais infectados, por meio do contato com água ou alimentos contaminados.

Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos. Sem tratamento, a leptospirose pode causar danos renais e hepáticos e até mesmo a morte.

Os antibióticos combatem a infecção, por isso é importante procurar o mais rápido possível uma Unidade Básica de Saúde ou Hospital Municipal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério Público denuncia prefeita de Guajará-Mirim, o marido e outras 6 pessoas por 13 crimes

Justiça de Rondônia determina que Estado e Município façam ressarcimento de despesas à paciente

Acusado de tentar matar marido de ex-companheira vai a júri popular em Vilhena

Bombeiros resgatam idoso de Cabixi que estava desaparecido no mato há 15 dias