Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Prefeitura capacita agricultores para boas práticas de produção

A Prefeitura de Ji-Paraná, por Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), está realizando capacitação de produtores rurais que comercializam produtos derivados de origem animal e vegetal. O treinamento ocorre na forma de dois cursos. O primeiro, que encerrou hoje, visou transferir conhecimentos técnicos, práticos e teóricos voltados às boas práticas de industrialização dos produtos, desde o abate dos animais (na maioria das vezes frangos), manuseio, processamento, embalagem, armazenamento, exposição e comercialização, além de noções de legislação. Participaram desta capacitação 26 produtores rurais, entre proprietários de agroindústrias e feirantes, que já possuem certificado de inspeção municipal e que já comercializam sua produção em Ji-Paraná.

Na próxima semana o programa de capacitação tem sequência com a capacitação de produtores que comercializam produtos derivados de origem vegetal. Segundo a técnica veterinária da Prefeitura, Samilla Martelli, o principal objetivo é contribuir para que os produtos levados à mesa da população estejam adequados e dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Já o secretário municipal de agricultura, Paulo Sérgio (Paulo da Aprita), ressaltou que a cidade de Ji-paraná avançou muito nos últimos anos na política de formalização de agroindústrias, dando chance a famílias de agricultores de obterem as certificações legais e de tornarem aptas à comercialização de seus produtos no comércio local. “Temos hoje cerca de 30 agroindústrias em funcionamento ou em processo de formalização. Por isso a importância de a Semagri também realizar a capacitação desses produtores. Em breve vamos inaugurar mais seis agroindústrias”, ressaltou. Paulo lembrou ainda que desde o início de 2013, com a gestão Jesualdo Pires, a prefeitura vem realizando diversos cursos voltados a formação dos agricultores familiares. “Estamos fazendo essas capacitações com os feirantes, com os proprietários de agroindústrias e com os produtores de peixe. É, sem sombra de dúvida, um trabalho que vem agregando valor e dando resultados positivos para sociedade ji-paranaense”, concluiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19