Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Prefeitura de Ji-Paraná implanta RedeSIM para agilizar formalização de empresas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, aderiu a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). O programa integrado RedeSim já está em funcionamento e partir de agora os empreendedores poderão fazer a abertura, alteração, baixa e legalização de suas empresas em menor tempo e em apenas um lugar. Os empreendedores interessados devem acessar o portal  www.empresafacil.ro.gov.br e realizar todos os procedimentos online.

O sistema, que é integrado com todas as juntas comerciais do Brasil, simplifica os procedimentos e reduz a burocracia. Para os usuários, os benefícios são inúmeros, como a redução do tempo para registro e legalização de empresas, entrada única de dados cadastrais e documentos, extinção da duplicidade de exigências e redução de custo. A abertura de uma empresa, por exemplo, poderá acontecerá questão de dias.

Esta nova sistemática, ressaltou o Secretário Municipal de Fazenda Luiz Fernandes Ribas Motta, vai integrar todos os processos com apenas um único envio de documentos, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. 

“Antigamente, o empreendedor que tinha a intenção de abrir uma empresa enfrentava a burocracia, indo a vários órgãos para obter licenças, alvarás e outros documentos para só depois dar início ao seu empreendimento. O que estamos trazendo para os empreendedores é um portal único. Num único local ele vai conseguir abrir a sua empresa e acompanhar a sua legalização. Na verdade estamos oferecendo um projeto simplificador dos procedimentos de registros da legalização da empresa”, ressaltou Luiz Fernandes.

O secretário de fazenda explicou ainda que a outra vantagem é com os custos. “Os gastos também cairão muito porque o empresário não precisará se deslocar mais até os órgãos competentes porque terá tudo isso à sua disposição na internet. Com este novo sistema nossa meta é diminuir os prazos ao máximo possível”, reforçou o secretário.

Para o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, esta desburocratização é uma meta desde o início do seu mandato. “Estávamos trabalhando neste processo já a algum tempo. Fizemos um convênio no ano passado com a RedeSim, depois tivemos todo um período de acompanhamento, adaptação e capacitação de servidores. Agora estamos aptos a oferecer esta facilidade que será especialmente boa para os pequenos e médios empreendedores porque haviam muitas barreiras burocráticas para a expansão de seus negócios”, apontou Jesualdo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19