Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

Prefeitura de Ji-Paraná limpa cemitérios para o dia de finados

Até o final desta semana, a limpeza e a organização dos cemitérios dos Pioneiros e o da Saudade, o maior de Ji-Paraná, devem ser concluídas. Mais de vinte funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão trabalhando para deixar tudo pronto para o feriado do dia de finados, no dia dois de novembro. A Prefeitura de Ji-Paraná faz manutenção dos cemitérios durante todo o ano, mas nesta época um mutirão é feito para garantir maior conforto aos visitantes.

Segundo o secretário da Semosp, Milton Félix, a capela do Cemitério da Saudade deve receber pintura e já foi feita a manutenção da rede elétrica e dos banheiros. “Estamos trabalhando para deixar os cemitérios limpos, mas é preciso que as famílias façam a sua parte. Não é obrigação da Prefeitura limpar os túmulos e infelizmente muitas famílias não fazem isso”, ressaltou o secretário.

O cemitério municipal tem aproximadamente 26 mil sepulturas e deve receber no próximo feriado mais de 20 mil pessoas ao longo do dia. Também será movimentado o cemitério dos Pioneiros, no primeiro distrito da cidade. O local está recebendo o trabalho de limpeza e manutenção para receber as famílias das pessoas pioneiras do município, que foram sepultadas no antigo cemitério.

Quem vai visitar o túmulo de um ente querido, geralmente leva flores e velas. Por isso muitos vendedores ambulantes se organizam para montar as barracas no entorno dos cemitérios. Para isso é preciso fazer um requerimento junto a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), para que seja autorizado o uso do solo público. Os fiscais devem iniciar na próxima semana a demarcação da área onde é feita a comercialização.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim