Prefeitura de Ji-Paraná limpa cemitérios para o dia de finados

Até o final desta semana, a limpeza e a organização dos cemitérios dos Pioneiros e o da Saudade, o maior de Ji-Paraná, devem ser concluídas. Mais de vinte funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão trabalhando para deixar tudo pronto para o feriado do dia de finados, no dia dois de novembro. A Prefeitura de Ji-Paraná faz manutenção dos cemitérios durante todo o ano, mas nesta época um mutirão é feito para garantir maior conforto aos visitantes.
Segundo o secretário da Semosp, Milton Félix, a capela do Cemitério da Saudade deve receber pintura e já foi feita a manutenção da rede elétrica e dos banheiros. “Estamos trabalhando para deixar os cemitérios limpos, mas é preciso que as famílias façam a sua parte. Não é obrigação da Prefeitura limpar os túmulos e infelizmente muitas famílias não fazem isso”, ressaltou o secretário.
O cemitério municipal tem aproximadamente 26 mil sepulturas e deve receber no próximo feriado mais de 20 mil pessoas ao longo do dia. Também será movimentado o cemitério dos Pioneiros, no primeiro distrito da cidade. O local está recebendo o trabalho de limpeza e manutenção para receber as famílias das pessoas pioneiras do município, que foram sepultadas no antigo cemitério.
Quem vai visitar o túmulo de um ente querido, geralmente leva flores e velas. Por isso muitos vendedores ambulantes se organizam para montar as barracas no entorno dos cemitérios. Para isso é preciso fazer um requerimento junto a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), para que seja autorizado o uso do solo público. Os fiscais devem iniciar na próxima semana a demarcação da área onde é feita a comercialização.
Veja Também
Após ação do MP, Estado terá prazo para consertos e plano de reforma de delegacia
Tombamento de carreta mobiliza equipes da Nova 364 e interdita trecho da BR-364 em Candeias
Vídeo: vazamento de amônia provoca pânico e evacuação de frigorífico em Cacoal
Nível do rio Jaru sobe rapidamente e Defesa Civil de Jaru alerta para risco de alagamentos