Prefeitura de Machadinho inicia mutirão de limpeza para combater Aedes aegypti
Preocupada com um possível surto de dengue, zika e chikungunya, a prefeitura de Machadinho do Oeste deu início a campanha Cidade Limpa 2017. A ação começou na segunda-feira (16) e pretende, em duas semanas, retirar lixo, entulhos, desentupir bueiros para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti na cidade.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Edemilson Farias, a campanha é promovida em parceira com o deputado estadual Ezequiel Júnior (PSDC), com o governo do estado, com o Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia (DER-RO) e outros órgãos da comunidade como a Associação Comercial, a Guarda Mirim e os desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo dia.
Edemilson Farias afirma que a expectativa da campanha é limpar a cidade, que está com um alto índice de focos do mosquito. “Nós iniciamos os trabalhos ontem pela manhã no bairro União, pelos arredores da BR-033. Com isso, esperamos melhorar a cidade, pois há muitos anos não se fala nesse tipo de limpeza”, comenta.
A prefeitura também alerta aos moradores do município que é preciso a colaboração de todos e pede que eles façam a limpeza individual em suas casas, tirando água parada de garrafas e pneus, cuidando dos vasos de planta e das calhas e capinando a frente das casas, ajudando com a diminuição do inseto e, consequentemente, das doenças que ele provoca.
Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 17 municípios de Rondônia estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Os mais infestados são Monte Negro, Parecis, Espigão do Oeste, Buritis e Alto Paraíso.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19