Prefeitura doa calcário para entidade investir em pescado
Dentro da programação desenvolvida pela secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) que conta com serviços como destoca, gradagem, entrega de calcário e melhorias das estradas vicinais para este ano, também está o atendimento às comunidades que trabalham com a recuperação de dependentes químicos.
Estas comunidades, que realizam um trabalho geralmente voluntário e vivem de doações, tem suas sedes em áreas rurais onde desenvolvem um trabalho de desintoxicação com os internos. Afastados do cotidiano da cidade, reservados e com um trabalho de orientação eles passam a interagir e a repensar os trajetos que desejam tomar quando saírem dali.
A agricultura tem sido uma ferramenta utilizada por estas comunidades terapêuticas que, além de preencher uma parcela importante do tempo de internação de forma saudável, garante conhecimento, uma profissão e ainda que os produtos cultivados somem à alimentação dos internos.
Diante desse trabalho que busca resgatar a dignidade dessas pessoas, a Semagric se tornou uma parceira e através das associações que mantém essas comunidades têm feito a entrega de calcário para corrigir á terra onde há o interesse em produzir, realizado a destoca ou a gradagem e prestado a devida assistência. “Tem comunidades que a gente percebeu que já existe uma produção, mas que pode ser ampliada ou até mesmo diversificada e em outra orientação técnica sobre o que e como produzir, e ainda revitalização da área. Tudo isso é anotado e colocado na nossa programação”, disse Jandira Gimenes do Programa de Mecanização Agrícola da Semagric.
Esta semana a Associação Brasileira de Ação Social Amazônia (Abraça) recebeu a equipe da Semagric e do PMA e recebeu 30 toneladas de calcário que vão implementar as ações que já acontecem na comunidade e também recebeu o serviço de gradagem. A associação fica na Estrada da Penal, há cerca de 10 km, e trabalha com 21 internos. “Hoje nós trabalhamos com a macaxeira, mas ainda é pouca, com hortaliças e com criação de galinha. Queremos produzir banana futuramente peixes e ampliar a mandiocultura. E esse trabalho da Semagric tem sido fundamental para colocar em prática nossos projetos. Tem sido um grande incentivo, só temos a agradecer pelo apoio”, disse David Ribeiro, presidente da Abraça.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS