Prefeitura e Caerd iniciam transição do saneamento em Ariquemes
Começa nesta segunda-feira, 9, a transição da gestão do sistema de água e esgoto em Ariquemes, prevista para durar 60 dias. A presidente da Caerd, Iacira Therezinha Azamor, esteve em Ariquemes na semana passada e assinou o protocolo da proposta de procedimentos da transição, referente ao ofício nº 098/PGM/2016 da prefeitura.
A nova concessionária do município é a Águas de Ariquemes, da Aegea Saneamento, e deve investir cerca de R$ 195 milhões na expansão do sistema de abastecimento de água, além da implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto, inexistentes no município. Segundo a nova concessionária, o sistema de tratamento de esgoto irá atender 50% da população em até cinco anos.
Quanto ao abastecimento de água, que hoje chega a 80% das residências, a Águas de Ariquemes diz que alcançará 100% nos primeiros três anos. O secretário municipal de planejamento, Gustavo da Cunha Silveira, disse que o objetivo da prefeitura, na transição, é amenizar possíveis transtornos à população com a entrada da nova concessionária que vai assumir os serviços de forma gradativa.
Toda a arrecadação referente ao município será depositada em uma conta específica, destinada a quitar as despesas operacionais do sistema, no período. O restante entrará como receita da nova concessionária.
Veja Também
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura