Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Cidades

Prefeitura terá de reduzir cargos comissionados e fazer concurso

A Prefeitura do Município de São Felipe do Oeste/RO, distante 527km da Capital, Porto Velho, terá de definir em lei percentuais mínimos de cargos comissionados da municipalidade e destinar as funções de confiança a servidores concursados. A obrigação foi assumida em termo de ajustamento de conduta TAC firmado nos autos de procedimento executivo, perante o Ministério Público do Trabalho, no Ofício da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, no Município de Ji-Paraná.



Percentuais de comissionados

O Município de São Felipe do Oeste também não mais renovará os contratos emergenciais ou de prestação de serviços para as funções de Médico, Enfermeiro, Professor e Nutricionista, promovendo a contratações emergenciais apenas com autorização do Ministério Público do Trabalho. Outra obrigação do Município será a de deflagrar e encerrar, até 30 de novembro de 2008, concurso público para a admissão de servidores porventura necessários à ocupação das vagas abertas em decorrência da extinção de cargos comissionados que resultará dos procedimentos a serem adotados para atender ao termo de ajustamento de conduta.

Percentuais de comissionados

Quanto aos percentuais de cargos comissionados que o Município deve ter, Lei aprovada pela Câmara de Vereadores deve estabelecer o mínimo. O envio do projeto ao Legislativo deverá ocorrer no prazo de 120 dias, com cópia encaminhada à Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região. O Município terá, ainda, de convocar até 31 de janeiro de 2009 os candidatos aprovados em concurso público para preencher as vagas a serem abertas com a extinção de cargos comissionados e nos editais dos concursos deve constar, expressamente, além das leis que o autorizam, o número do TAC (016/2008) firmado com o Ministério Público do Trabalho.

Consta ainda no termo de ajustamento de conduta que o Município e o Prefeito se comprometem a envidar seus melhores esforços no sentido de implementar, progressivamente, a situação funcional ideal descrita no TAC, ou seja, que os cargos comissionados da Prefeitura seja ocupados apenas pelos Secretários de cada Pasta, o Administrador Distrital, o Chefe de Gabinete do Prefeito, o Procurador Geral do Município, o Controlador Geral do Município, o Presidente da Comissão Permanente de Licitação vinculado ao Secretário de Planejamento e Gestão; os Diretores das Autarquias e Empresas Públicas; e por dois Assessores Financeiro-Orçamentários, vinculados ao Secretário de Planejamento e Gestão e ao Secretário de Finanças.

Cargos em desacordo

Na Prefeitura de São Felipe do Oeste existem 36 cargos comissionados em desacordo com as leis e a constituição federal, de acordo com Ministério Público do Trabalho. São os cargos de Assistente Municipal, os quais devem ser transformados em função de confiança e preenchidos por servidores concursados. As funções de confiança se diferenciam dos cargos comissionados pela ausência da necessária subordinação direta e exclusiva ao chefe do Executivo (Prefeito) ou a detentor de função de direção (Secretários de Pastas, Diretor ou Coordenador) com subordinação direta ao Chefe do Executivo (Prefeito).

A multa a ser suportada pela Prefeitura de São Felipe do Oeste e prefeito Volmir Natt na hipótese de descumprimento das obrigações é no valor de R$ 100 mil reais. A penalidade será renovada anualmente (constatado o descumprimento de determinada cláusula no prazo estipulado e persistindo por doze meses depois).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim