PRF apreende carregamento com mais de 20 mil caixas de remédios

Uma ocorrência incomum, envolvendo saúde pública, foi registrada na sexta-feira (17) pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal em Ji-Paraná. Um carregamento de medicamentos, que seria entregue em hospitais, postos de saúde e farmácias das cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena foi apreendida depois de constatado que eram transportados de forma completamente irregular.
Durante fiscalização de trânsito, em inspeção ao compartimento de cargas de um caminhão, os policiais rodoviários federais constataram que, no mesmo ambiente físico, baterias automotivas (produto altamente tóxico), medicamentos e insumos hospitalares estavam acondicionados de forma precária.
Fiscais da vigilância sanitária compareceram ao local e, em perícia, relataram que as mais de 20 mil caixas de remédios, pelas condições observadas, estavam inservíveis para consumo. A elevada temperatura do compartimento, segundo especificações técnicas, inutiliza o princípio ativo transformando-o em um remédio que não geraria os efeitos esperados no organismo.
O motorista e a empresa foram responderão por crimes contra a saúde pública e também por transporte de produto perigoso fora das especificações legais.
Veja Também
MPRO entra com Ação Civil Pública por desmatamento de área equivalente a 1.780 campos de futebol
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno
Justiça proíbe Vibra Energia de trafegar com excesso de carga nas rodovias de Rondônia