PRF e Receita Federal combatem comércio ilegal no camelódromo de Ariquemes
A Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (5) a operação Jamari com o objetivo de combater o comércio ilegal de mercadorias estrangeiras em Rondônia. A ação acontece no comércio popular (camelódromo) existente nas avenidas Jamari e Tancredo Neves em Ariquemes. Pelo menos 30 estabelecimentos são alvos da ação.
Conforme a Receita Federal no local é comum a comercialização de produtos estrangeiros diversos com fortes indícios de descaminho. Entre os produtos estão eletrônicos, itens de vestuário, artigos escolares, brinquedos e calçados. A expectativa é apreender cerca de R$ 400 mil em mercadorias.
Aproximadamente 30 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo constatada a exposição e comércio de produtos estrangeiros. As mercadorias com indícios de entrada irregular no país serão retidas e encaminhadas ao depósito de mercadorias apreendidas da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, onde passarão por procedimento de conferência detalhada.
A Receita Federal explicou que Ariquemes foi o alvo após o trabalho de inteligência do órgão e data foi escolhida por conta da proximidade do Dia das Mães, para tentar evitar prejuízos aos comerciantes que pagam impostos legalmente.
Os proprietários das mercadorias têm prazo de 30 dias para comprovar a regularidade da mercadoria apreendida por meio de nota fiscal e podem acompanhar os procedimentos de conferência, caso desejem.
Participam da operação um efetivo de 55 pessoas, sendo cinco auditores fiscais e 11 analistas tributários da Receita Federal e ainda 25 policiais rodoviários federais, além de equipe de apoio.
Conforme Michel Teodoro, delegado da Receita Federal em Porto Velho, a ação foi planejada há aproximadamente um ano e deve ser estendida a todo o estado de Rondônia. “Essa operação foi planejada pela Divisão Regional de Repressão da Receita Federal, estamos com praticamente com toda equipe de fora de Rondônia, que está em Ariquemes. Já foi feito trabalho de inteligência, temos todo o mapeamento, e hoje foi deflagrada a operação”, explica o delegado.
O superintendente da PRF em Rondônia, Bruno Malheiros, disse que “o ilícito de contrabando e descaminho faz parte da competência da PRF”, e diariamente são combatidos. Como são crimes tributários, não há ocorreram prisões.
Veja Também
Caminhoneiro é flagrado transportando desodorante e mercúrio sem nota fiscal na BR-364
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA