Primeira pista de teste veicular de Rondônia e minicidade de trânsito são inauguradas

O município de Ouro Preto do Oeste é o primeiro de Rondônia a contar com uma pista de teste veicular e miniescola de trânsito. Em uma área de 20 mil metros quadrados no bairro Parque Amazonas e com investimento de cerca de R$ 3,2 milhões, a iniciativa faz parte de uma série de ações do governo de Rondônia para tornar o trânsito mais seguro e uma reação a uma problemática onde o Estado já chegou a registrar 500 mortes em acidentes de trânsito por ano.
A solenidade de inauguração da pista e da minicidade ocorreu na manhã de sábado (31).‘‘Com essa pista, ao invés dos candidatos a habilitação fazerem as provas nas ruas agora terão um lugar próprio e adequado. As autoescolas também poderão utilizar desse espaço para as aulas práticas. Inauguramos nesta ocasião também tablets para as provas teóricas e ainda temos a mini cidade de trânsito onde as crianças de escolas municipais e estaduais serão orientadas sobre as regras de trânsito’’, explica o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), José de Albuquerque Cavalcante.
De acordo com o diretor técnico de Habilitação do Detran, Acácio Figueira, a pista é considerada uma das mais modernas do Brasil. ‘‘Essa iniciativa vem principalmente para fortalecer a educação no trânsito através da mini cidade de trânsito que simula a velocidade da pista, tem semáforo e essas crianças serão multiplicadoras. Elas irão educar os seus pais e mostrar o que é certo e errado através do bloco de minimultas’’, explica Acácio.
Segundo o diretor geral, pistas de testes veiculares e mínis cidades de trânsito serão replicadas em outros municípios de Rondônia. “Vamos licitar agora Jaru, depois Porto Velho, Ji-Paraná; Vilhena e Ariquemes”, garante Albuquerque. “A educação para o trânsito é uma das prioridades do governador Confúcio Moura e assim que temos feitos investindo mais em educação que em repreensão”, afirma Acácio.
Veja Também
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS
TJRO determina cumprimento de 28 exigências sanitárias e administrativas em unidade de saúde