Rondônia, 13 de janeiro de 2025
Cidades

Primeiro processo de adoção internacional é concluído em Rondônia

O Poder Judiciário por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção(Ceja/RO) concluiu a primeira habilitação de adoção internacional em Rondônia. Uma menina foi adotada legalmente pela tia, que vive nos Estados Unidos da América.



Processo de adoção internacional

Esse processo foi a primeira habilitação internacional concluída e deferida pela CEJA de Rondônia. “Isso agrega experiência para a Comissão, já que teremos mais facilidade para lidar com os trâmites do processo de adoção internacional”, pontua Caroline da Silva Modesto, secretária executiva da CEJA/RO.

Processo de adoção internacional

Apesar de se tratar de adoção interfamiliar, a pretendente à adoção mora no exterior. Por isso, deve ser levado em conta que cada país tem suas leis e normas.

O estrangeiro ou brasileiro residente no exterior que tenha interesse em adotar em Rondônia deve ingressar com pedido na CEJA, que funciona na Corregedoria-Geral da Justiça, em Porto Velho, para protocolar o pedido de habilitação, acompanhado dos documentos descritos no art. 52, I, do Estatuto da Criança e dos Adolescente (ECA), arts. 14 e 15, da Convenção de Haia, e art. 21, do Regimento Interno da Comissão.
“Antes eu não queria ir por causa da minha avó. Era e está sendo muito difícil. Mas eu tô muito ansiosa para ir”, conclui a pequena Beatriz, primeira de muitas crianças que esperam ser adotadas legalmente e começar uma nova história.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19