Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Cidades

Programa de arborização convida crianças a plantarem árvores nas escolas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semeia) e de Educação (Semed), está dando continuidade ao Programa de Arborização, unindo educação ambiental já praticada por professores em aulas teóricas, e a prática com o plantio de árvores no pátio das escolas. No ano passado, três escolas receberam o projeto: a Ariel Hilgert, no bairro Urupá, Olivia de Brito, no bairro Alto Alegre, e a Professor Almir Zandonadi, no bairro Novo Horizonte.

Na última semana, o projeto foi desenvolvido com as 235 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental Mirian Trajano Lopes. A escola recebeu mudas de Oiti, Bolivianas e Exórias e os realizaram o plantio sob a coordenação dos técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente. Além da arborização, a escola também recebeu trabalho de jardinagem, com a utilização de materiais reciclados.

Para Gilson Prates, gestor ambiental da Semeia, este momento do plantio da árvore é muito significativo para as crianças. São elas que vão regar, cuidar das árvores que estão sendo trazidas para escola, tudo com o nosso acompanhamento”, explicou.

Pelo programa a Semeia disponibiliza não apenas mudas de oiti para fazer sombra, mas também plantas para o embelezamento da escola como de ipês Roxo, Amarelo e Branco e plantas para jardim, imediações dos parquinhos e pátio. As mudas vêm do Viveiro Municipal, ou seja, e são produzidas com o cuidado de vários servidores da secretaria.

Conforme Valmir Xavier, diretor do Viveiro Municipal, a intenção agora é estender o programa para outros órgão públicos municipais, como os Postos de Saúde, Centros de Referencias em Assistência Social e pátios das demais secretarias.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19