Programa de arborização convida crianças a plantarem árvores nas escolas
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semeia) e de Educação (Semed), está dando continuidade ao Programa de Arborização, unindo educação ambiental já praticada por professores em aulas teóricas, e a prática com o plantio de árvores no pátio das escolas. No ano passado, três escolas receberam o projeto: a Ariel Hilgert, no bairro Urupá, Olivia de Brito, no bairro Alto Alegre, e a Professor Almir Zandonadi, no bairro Novo Horizonte.
Na última semana, o projeto foi desenvolvido com as 235 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil e Fundamental Mirian Trajano Lopes. A escola recebeu mudas de Oiti, Bolivianas e Exórias e os realizaram o plantio sob a coordenação dos técnicos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente. Além da arborização, a escola também recebeu trabalho de jardinagem, com a utilização de materiais reciclados.
Para Gilson Prates, gestor ambiental da Semeia, este momento do plantio da árvore é muito significativo para as crianças. São elas que vão regar, cuidar das árvores que estão sendo trazidas para escola, tudo com o nosso acompanhamento”, explicou.
Pelo programa a Semeia disponibiliza não apenas mudas de oiti para fazer sombra, mas também plantas para o embelezamento da escola como de ipês Roxo, Amarelo e Branco e plantas para jardim, imediações dos parquinhos e pátio. As mudas vêm do Viveiro Municipal, ou seja, e são produzidas com o cuidado de vários servidores da secretaria.
Conforme Valmir Xavier, diretor do Viveiro Municipal, a intenção agora é estender o programa para outros órgão públicos municipais, como os Postos de Saúde, Centros de Referencias em Assistência Social e pátios das demais secretarias.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19