Projeto educacional de reciclagem é lançado em Candeias do Jamari

Moradores do município de Candeias do Jamari contam com um novo aliado para a diminuição de resíduos sólidos na cidade. É o novo projeto “Cidade Limpa” que visa à coleta seletiva de materiais recicláveis, estimular a consciência ambiental dos moradores, melhorar a infraestrutura e fomentar o turismo. O lançamento do projeto foi lançado no dia 05 de outubro, no gabinete da prefeitura do município e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).
“Cidade Limpa” é composto por jornadas educativas, jornadas ecológicas e mutirão de limpeza. As jornadas educativas de conscientização serão transmitidas por aulas de videoconferência, grupos de Whatsapp das escolas e mídias locais sendo apresentadas de forma lúdica com intervenções artísticas, narrações de histórias, e exibições de vídeos curtos de animação.
Segundo a secretária de Educação do Candeias do Jamari, Ceiça Pinheiro, o projeto visa a uma mudança cultural para as novas gerações. “Acreditamos que as crianças serão excelentes vetores de mudança e de postura que alcançarão os adultos por meio de seu exemplo”.
O projeto contribuirá com o desenvolvimento do turismo sustentável promovendo compromisso sócio ambiental e ecológico. “O projeto promove a possibilidade de atração de turistas para Candeias do Jamari. Afinal, quem não quer visitar uma cidade limpa e cheia de pontos turísticos maravilhosos?”, indagou a secretária de Educação de Candeias do Jamari.
Para o superintendente do Basa, Diego Brito Campos, esse projeto tem como objetivo não só recolher o lixo jogado, mas evitar a situação educando as crianças nas escolas. “Promover essas ações em conjunto com os educadores é um dos melhores caminhos para a formação de uma consciência cidadã ativa na preservação ambiental”, diz o superintendente.
Além do Basa, a iniciativa tem como parceiros Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Governo do Estado através da Setur, e Prefeitura de Candeias do Jamari, em prol do Meio Ambiente e do Turismo Sustentável da Cidade. A sede do projeto é a Secretaria Municipal de Educação.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim