Projeto educacional de reciclagem é lançado em Candeias do Jamari
Moradores do município de Candeias do Jamari contam com um novo aliado para a diminuição de resíduos sólidos na cidade. É o novo projeto “Cidade Limpa” que visa à coleta seletiva de materiais recicláveis, estimular a consciência ambiental dos moradores, melhorar a infraestrutura e fomentar o turismo. O lançamento do projeto foi lançado no dia 05 de outubro, no gabinete da prefeitura do município e conta com o patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).
“Cidade Limpa” é composto por jornadas educativas, jornadas ecológicas e mutirão de limpeza. As jornadas educativas de conscientização serão transmitidas por aulas de videoconferência, grupos de Whatsapp das escolas e mídias locais sendo apresentadas de forma lúdica com intervenções artísticas, narrações de histórias, e exibições de vídeos curtos de animação.
Segundo a secretária de Educação do Candeias do Jamari, Ceiça Pinheiro, o projeto visa a uma mudança cultural para as novas gerações. “Acreditamos que as crianças serão excelentes vetores de mudança e de postura que alcançarão os adultos por meio de seu exemplo”.
O projeto contribuirá com o desenvolvimento do turismo sustentável promovendo compromisso sócio ambiental e ecológico. “O projeto promove a possibilidade de atração de turistas para Candeias do Jamari. Afinal, quem não quer visitar uma cidade limpa e cheia de pontos turísticos maravilhosos?”, indagou a secretária de Educação de Candeias do Jamari.
Para o superintendente do Basa, Diego Brito Campos, esse projeto tem como objetivo não só recolher o lixo jogado, mas evitar a situação educando as crianças nas escolas. “Promover essas ações em conjunto com os educadores é um dos melhores caminhos para a formação de uma consciência cidadã ativa na preservação ambiental”, diz o superintendente.
Além do Basa, a iniciativa tem como parceiros Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Governo do Estado através da Setur, e Prefeitura de Candeias do Jamari, em prol do Meio Ambiente e do Turismo Sustentável da Cidade. A sede do projeto é a Secretaria Municipal de Educação.
Veja Também
Morre o ex-governador do Acre, Flaviano Melo aos 75 anos
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável