Rondônia, 14 de janeiro de 2025
Cidades

Qualidade de vida melhorou após recuperação de estradas rurais em Cacoal

Com três frentes de serviço trabalhando em estradas da área rural de Cacoal, o governo de Rondônia tem feito a diferença na região. Para Eliane Gomes Santana, moradora da Linha 15-A, o trabalho que o o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos  (DER) tem feito nas estradas melhorou completamente a qualidade de vida dos moradores.

“A estrada era péssima. Desde que nos mudamos para cá, em 1982, a gente sofria muito. Mas quando o DER assumiu a estrada, as coisas começaram a melhorar. Cortaram curvas, trocaram muitas pontes de madeira por galerias. Hoje temos muito mais qualidade de vida”, disse.

Até 2011, a Linha 15-A, na qual moram Eliane e sua família, era de responsabilidade do município. Por se tratar de uma região conhecida como da grande bacia leiteira, o estado assumiu o trecho para facilitar o escoamento da produção.

“A gente produz na nossa propriedade uns 200 litros de leite por dia, então ter uma estrada boa é muito importante para a gente. Faz toda a diferença. O trabalho que estão fazendo melhorou demais a nossa vida”, ressaltou.

Outra estrada que está tendo atenção especial do DER é a RO-133, conhecida como Linha 14. Esta rodovia dá acesso à linha onde mora Eliane e possui grande fluxo de veículos, seja de pequeno a grande porte, como é o caso de caminhões que transportam o leite e o gado. Nessa rodovia, serviços importantes foram e continuam sendo feitos. Além da instalação de galerias, corte de curvas e patrolamento, recentemente uma ponte de madeira foi substituída por um tubo Armco.

"Eu já nem sei mais o que é um atoleiro", comemorou o motorista Osias José

“Eu já nem sei mais o que é um atoleiro”, comemorou o motorista Osias José

Para o motorista de ônibus Osias José Bimas, que trabalha na região desde 2009, nunca se viu algo parecido. “Antes a situação era precária. Na época das águas era muito atoleiro e muito perigoso. Mas hoje a gente trabalha em paz e os veículos ficam mais conservados. Antes viviam quebrados. Eu já nem sei mais o que é um atoleiro”, comemorou o motorista.

Segundo Osias José, mais de 400 alunos da região frequentam a escola localizada no distrito de Divinópolis, na RO-133. “Hoje a gente tem mais segurança em dirigir nessas estradas, carregando essa molecada toda. Os pais têm mais tranquilidade e agora a gente tem condições de cumprir o horário escolar, coisa que era difícil a gente conseguir antes”, reforçou.

De acordo com o residente do DER em Cacoal, Paulo Aquino, o trabalho é feito constantemente para manter a qualidade da estrada. “Além do patrolamento e cascalhamento, é feito um serviço de limpeza das laterais, corte de curvas e de morros, e estamos realizando a troca de pontes de madeira por tubos ármcos e galerias de concreto, entre outros serviços”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19