Receita apreende ônibus e mercadorias na "Operação Alvorada"
A fiscalização foi realizada há cerca de uma semana, mas divulgada apenas nesta quinta-feira. A ação aconteceu em Guajará-Mirim, onde auditores-fiscais da Receita Federal no município apreenderam um ônibus de turismo com passageiros e mercadorias de origem estrangeira, após denúncia anônima.
A abordagem foi realizada na barreira da Base Cristal, localizada na BR 425, saída de Guajará-Mirim, e teve o apoio militares do Exército Brasileiro, lotados no 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS). Os produtos estavam no bagageiro do veículo sem documentação da importação regular, evidenciando possível crime de descaminho.
O ônibus foi retido no pátio da Inspetoria da Receita Federal e o proprietário pode ser autuado com multa de R$ 15.000,00, conforme artigo 75 da Lei 10.833/2003. No caso dos produtos apreendidos, a pena prevista é de perdimento. Os passageiros foram liberados. Os veículos e as mercadorias foram avaliados em aproximadamente R$ 120 mil, disse o Inspetor-Chefe da Receita Federal em Guajará-Mirim, Gleidson Cardoso de Lima.
Veja Também
Após ação do MP, Estado terá prazo para consertos e plano de reforma de delegacia
Tombamento de carreta mobiliza equipes da Nova 364 e interdita trecho da BR-364 em Candeias
Vídeo: vazamento de amônia provoca pânico e evacuação de frigorífico em Cacoal
Nível do rio Jaru sobe rapidamente e Defesa Civil de Jaru alerta para risco de alagamentos