Redes de 5G em Porto Velho e Rio Branco entram em operação dia 5
Manaus, Belém, Rio Branco, Porto Velho e Macapá deverão ter o tão esperado 5G puro a partir do próximo dia 6 de outubro. Com isso, todas as capitais do país estarão cobertas com a nova tecnologia.
A informação é de Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede.
Pelas regras, o prazo para todas as capitais estarem com a rede implantada acabava originalmente em julho, mas foi sendo postergada por conta de problemas logísticos envolvendo o lockdown na China e a guerra na Ucrânia.
Pelo cronograma atual, todas as capitais deveriam estar com as redes implantadas até o fim de outubro e ligadas até o fim de novembro.
— O Gaispi se reúne no dia 4 de outubro. E a nova rede estará disponível a partir do dia 6 de outubro. As empresas de telefonia estão indo além do exigido em edital e instalando até quatro vezes mais antenas. Isso ocorre por conta da competição — disse Queiroz.
Segundo ele, os testes nessas últimas capitais já começaram, o que vai permitir liberar o 5G na próxima semana. Originalmente, a capital do Amazonas e do Pará eram vistas com preocupação por conta da interferência com as antenas de TV. A previsão inicial era que essas duas capitais poderiam ter 5G apenas no fim do ano.
Veja Também
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura
Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024