Responsabilidade com animais durante cavalgada da Expoari é do cavaleiro, alerta Agência Idaron
Para as comitivas que participarão da cavalgada de abertura da Exposição Agropecuária e Industrial de Ariquemes, os técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) alertam que é de responsabilidade dos proprietários os cuidados com os animais. Considerada a quarta maior festa agropecuária do país, a Expoari mantém a tradição de iniciar o evento com a cavalgada e na edição deste ano ela acontece no próximo sábado, 25.
Segundo Freitas, não serão autorizadas a ocupação de mais de uma pessoa por montaria, exceto criança, nem a condução de montaria por menores de 12 anos, salvo se acompanhados de adulto.
Qualquer conduta de maus tratos contra animais, abusando-se da sua utilização, castigando-os, o que constitui o crime previsto no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, dá pena de até um ano de detenção e multa.
Segundo Freitas, não serão autorizadas a ocupação de mais de uma pessoa por montaria, exceto criança, nem a condução de montaria por menores de 12 anos, salvo se acompanhados de adulto.
Para o veterinário, a Expoari é uma grande festa, que deve ser aproveitada por todos de forma responsável, respeitando o bem estar dos animais participantes e, acima de tudo, mostrando a força do agronegócio não só de Ariquemes, mas de todo o Estado de Rondônia.
Veja Também
Engenheira da Sedam morre após colisão entre duas caminhonetes na BR-364
MPRO entra com Ação Civil Pública por desmatamento de área equivalente a 1.780 campos de futebol
Governo de Rondônia cria primeiro observatório de monitoramento de saúde na fronteira
Eleições 2026: 7 estados já solicitaram apoio das Forças Armadas para atuação no 1º turno