Rio Acre tem segunda maior cheia da história com 17,75 metros em Rio Branco

Durante a madrugada desta segunda-feira (4), a capital acreana alcançou mais uma marca histórica. Rio Branco vive a segunda maior enchente das últimas décadas. Conforme a medição da Defesa Civil, o nível do Rio Acre às 6 horas desta segunda é de 17,75 metros, superando a cheia do ano passado, onde o manancial havia alcançado 17,72 metros.
Ao longo dos últimos dias, a alagação já tinha feito o rio superar as outras três maiores cheias da história: 17,12 metros no ano de 1988, 17,64 metros em 2012 e 17,66 metros no ano de 1997.
O recorde é a cheia de 2015 quando o nível do Rio Acre chegou a 18,40 metros.
Tendência é continuar subindo em ritmo menor
Conforme ainda a Defesa Civil não há previsão que o rio estabilize nas próximas horas e a tendência é que continue subindo. Cláudio Falcão, coordenador do órgão na capital acreana, explica que todo o volume de água vem do Riozinho do Rola e que o ritmo deve ser menor.
“Infelizmente, ainda não há tendência de estabilização, a Bacia do Rio Acre já não preocupa tanto, o problema é o Riozinho do Rola que está despejando muita água. O que verificamos é que o ritmo de subida está menor e temos a expectativa de que continue em elevação, mas que a cota não alcance os 18 metros”, explica.
Na última atualização, a prefeitura informou que cerca de 3,6 mil pessoas estão nos abrigos públicos, sendo a maioria no Parque de Exposições.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim