Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Cidades

RIO MACHADO SOBE E ATINGE LIMITE DE ALERTA NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA

Com a intensificação das chuvas nas últimas 96 horas no centro-sul de Rondônia, o nível do Rio Machado subiu rapidamente. Nesta terça-feira, em Pimenta Bueno, o Corpo de Bombeiros local informou que o nível está a um metro acima do normal e que já existem pontos inundados na cidade e também nos município de Cacoal e Presidente Médici.
Até o momento, nenhuma família das regiões atingidas deixou suas casas acreditando que o nível irá se estabilizar em breve. De acordo com dados da estação telemétrica da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pelo monitoramento permanente nos principais rios de Rondônia, na região do sitio Bela Vista, próxima à divisa municipal de Cacoal, o nível do rio está em 5,68 metros sendo o normal 4,52 metros nesse ponto, ou seja, 1,16 metros acima.
Segundo dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos últimos três dias choveu cerca de 150 milímetros de água em Cacoal. Para o instituto, a média de chuva para um mês inteiro é de 320,1 mm. Na região do Distrito de Riozinho, a cheia do rio já atingiu o limite da ponte que dá acesso à rodovia RO-383, sentido Rolim de Moura e outras localidades da Zona da Mata.
Em Presidente Médici, na região do povoado de Nova Esperança, próximo a ponte da rodovia BR-429, as águas já invadem fazendas nos pontos mais baixos obrigando os pecuaristas a remanejarem o gado para áreas mais elevadas. A cidade de Ji-Paraná também já sofre com a cheia do rio Machado deixando os ribeirinhos da região em alerta.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024

MPRO recomenda suspensão de concurso em Cacoal e disponibiliza formulário para candidatos informem falhas na aplicação das provas