Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Rondônia integra grupo nacional criado para garantir eficiência da gestão portuária

Encerrou nessa quinta-feira (7), em São Paulo, a 22ª edição da Intermodal South America, evento considerado um dos maiores das Américas para os setores de transporte de cargas, logística e comércio exterior. Os representantes do Porto Público de Porto Velho tiveram a oportunidade de avaliar a integração dos portos brasileiros, a modernização da gestão e maior autonomia para os portos delegados.

Entre as tratativas, os portos delegados anunciaram a formação, no início de março, de um grupo que visa garantir a eficiência da gestão portuária. A frente é composta pelos portos de Cabedelo (PB), Imbituba (SC), Itajaí (SC), Itaqui (MA), Manaus (AM), Paranaguá e Antonina (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Grande (RS), Santana (AP), São Francisco do Sul (SC), São Sebastião (SP) e Suape (PE).

O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), Leudo Buriti, e o assessor-técnico de Assuntos Portuários, Edemir Brasil, participaram da plataforma de negócios e palestras com  o intuito de dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento do setor.

“Divulgar e inserir definitivamente o porto de Porto Velho na agenda nacional de logística, mostrando a importância do cenário proporcionado pela posição geográfica de Porto Velho, concomitante ao cenário de crescimento apresentado por Rondônia ano após ano, essa foi a proposta”, disse Leudo Buriti, completando que se tratou de uma ótima oportunidade para conhecer o potencial da Feira Rondônia Rural Show, que será realizada em maio. “Convidamos esses representantes para compreenderem a capacidade substancial do nosso estado”, afirmou.

Leudo Buriti explicou que a junção dos 14 portos pretende trocar experiências em diversas áreas que integram o setor, como assuntos jurídicos, gestão ambiental e relacionamento com as demais autoridades portuárias, e com a União. Com a finalidade também de garantir a excelência e agilidade das ações que envolvem a gestão portuária.

Para tratar de assuntos e compartilhar suas experiências, essa frente de trabalho tem se reunido periodicamente para discutir temas e ações importantes que podem proporcionar maior eficiência na gestão e atrair interesse do mercado. Um dos assuntos de grande relevância para o grupo está relacionado aos arrendamentos de terminais portuários, que estão sob o poder do governo Federal.

Tendo em vista que de acordo com a nova Lei dos Portos (Lei nº 12.815) de 2013, os leilões são feitos exclusivamente pela União, o grupo discute ações e propostas para a revisão desse modelo centralizado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19