Rondônia já conta com 17 novos municípios atendidos por facilitadores de Políticas Públicas
Profissionais especializados estão sendo preparados para atuar com políticas públicas nos municípios de Rondônia. Atendendo ao chamamento do Edital 001-2018, emitido pelo Sebrae, os profissionais passaram por uma seleção rigorosa, que contou com a habilitação jurídica das empresas. Depois que foram aprovados, esses especialistas participaram da capacitação de formação de facilitadores em políticas públicas. Essa preparação, que durou 48 horas presenciais, teve diversas avaliações técnicas e comportamentais e foi realizada no período de 5 a 10 de março no Sebrae em Porto Velho.
Agora, os 17 facilitadores qualificados na etapa de capacitação estão em campo com a missão de implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e as políticas de desenvolvimento nos municípios do estado. Esta e as demais etapas serão acompanhadas pela consultora de desenvolvimento de lideranças e políticas públicas do Sebrae, Daniela Burkhard. Com formação em desenvolvimento regional e há mais de 13 anos no mercado, Daniela possui larga experiência nos setores público e privado, e agora contribui com ensinamentos aos facilitadores e a condução das ações do programa.
Os municípios foram selecionados pelo Sebrae e previamente comunicados, para que pudessem receber as visitas dos profissionais. Estão sendo atendidos pelo programa os municípios de: Governador Jorge Teixeira; Cujubim; Rio Crespo; Cacaulândia; Castanheiras; Alvorada do Oeste; Jaru; Urupá; Teixeirópolis; Nova Mamoré; Candeias do Jamari; Guajará-Mirim; Itapuã do Oeste; Santa Luzia D’Oeste; Costa Marques; São Miguel do Guaporé e Corumbiara. Segundo Maria Tereza Marangon, analista da unidade de políticas públicas, “essa atuação é fundamental para que os profissionais do estado possam ter a oportunidade de implementar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a Lei Complementar nº 123/2006 e suas alterações. E assim, os gestores poderão aprimorar o atendimento às MPE nos municípios, já que elas somam mais de 99% das empresas”.
Essa atuação irá contribuir para o desenvolvimento local, proporcionando maior arrecadação aos municípios, a partir de novas empresas formalizadas, e maior retenção da economia com as compras públicas efetivas que priorizem as empresas locais e regionais.
Nessa semana os facilitadores conheceram o portfólio do Sebrae nos escritórios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho. Os analistas dos escritórios do Sebrae fizeram a exposição da atuação e dos serviços que podem ser oferecidos aos municípios pela Sala do Empreendedor, que apresenta soluções às demandas empresariais de cada cidade.
O Programa de Capacitação de Facilitadores é uma inovação em nível nacional, e o estado de Rondônia é o primeiro no Brasil a realizar um programa de preparação de profissionais nesse formato, atendendo com facilitadores ações de fomento ao desenvolvimento.
As próximas etapas consistem em visitas nos municípios, workshops com gestores públicos e empreendedores em cada um dos 17 municípios. Cada facilitador possui um cronograma firmado com o município e um plano estratégico de atuação, de acordo com os obstáculos identificados no diagnóstico da Lei Geral.
Caso seu município não tenha sido contemplado, é possível buscar informações acessando nosso site
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19