São Carlos e Calderita ficaram isolados por três dias após queda da ponte do Jacu da Vala
Desde a última sexta-feira (3) até a tarde desta segunda-feira (6), a ponte sobre o córrego Jacu da Vala, na RO-005, ficou interditada. Uma equipe do DER estava fazendo o trabalho de manutenção na estrutura em madeira, mas um caminhão acabou destruindo um trecho próxima a cabeceira. Alguns veículos de pequeno porte ainda atravessaram na noite de sexta com apoio de servidores do Governo, mas a ponte foi fechada no início da madrugada.
Centenas de moradores do distrito de São Carlos, vila Calderita, agrovila Rio Verde, Nova Aliança e várias localidades nas proximidades ao longo do rio Madeira ficaram isolados, pois era o único acesso por terra a Porto Velho. Desde o ano passado, quando o novo Governo assumiu, os moradores tem feito seguidos apelos ao DER para concluir o asfaltamento da RO-005, conhecida pela Estrada da Penal, e a conclusão da ponte em concreto. Orçada em R$ 3,2 milhões, a obra foi embargada pelo próprio DER por apresentar problemas. A solução encontrada pelo DER foi a recuperação da ponte em madeira, mas os serviços chegaram com atraso e há 4 dias os moradores daquela região estão isolados.
DER aguarda solução da contratada
Reiniciada em 24 de abril de 2019, a construção da ponte em concreto sobre o córrego Jacu da Vala a fiscalização do DER detectou desnível (recalque) no pilar P1- Ramal Aliança e de imediato determinou a paralisação dos serviços até a sua correção. A empresa contratada, MSL Construções, “passou a apresentar inúmeras respostas a notificação, porém nada se falou em solução para o problema ocorrido, limitava-se apenas em jogar a responsabilidade ao projetista, no entanto, sem nenhum fundamento técnico que realmente tivesse relevância, essas respostas foram encaminhadas a projetista para conhecimento e defesa”.
O projeto, após defesa técnica, o projetista pediu até o final do mês de julho para apresentar uma solução definitiva para o desnível da ponte. Segundo o DER, se não houvesse esse problema a ponte seria entregue no dia 10 de agosto. Por enquanto, uma equipe plantonista está no local tentando consertar a ponte de madeira e retomar o tráfego.
* A notícia foi corrigida às 09h27 para informar que o trânsito voltou ao nornal
Veja Também
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura