Rondônia, 04 de janeiro de 2025
Cidades

São Carlos e Calderita ficaram isolados por três dias após queda da ponte do Jacu da Vala

Desde a última sexta-feira (3) até a tarde desta segunda-feira (6), a ponte sobre o córrego Jacu da Vala, na RO-005, ficou interditada. Uma equipe do DER estava fazendo o trabalho de manutenção na estrutura em madeira, mas um caminhão acabou destruindo um trecho próxima a cabeceira. Alguns veículos de pequeno porte ainda atravessaram na noite de sexta com apoio de servidores do Governo, mas a ponte foi fechada no início da madrugada.

Centenas de moradores do distrito de São Carlos, vila Calderita, agrovila Rio Verde, Nova Aliança e várias localidades nas proximidades ao longo do rio Madeira ficaram isolados, pois era o único acesso por terra a Porto Velho. Desde o ano passado, quando o novo Governo assumiu, os moradores tem feito seguidos apelos ao DER para concluir o asfaltamento da RO-005, conhecida pela Estrada da Penal, e a conclusão da ponte em concreto. Orçada em R$ 3,2 milhões, a obra foi embargada pelo próprio DER por apresentar problemas. A solução encontrada pelo DER foi a recuperação da ponte em madeira, mas os serviços chegaram com atraso e há 4 dias os moradores daquela região estão isolados.

DER aguarda solução da contratada

Reiniciada em 24 de abril de 2019, a construção da ponte em concreto sobre o córrego Jacu da Vala a fiscalização do DER detectou desnível (recalque) no pilar P1- Ramal Aliança e de imediato determinou a paralisação dos serviços até a sua correção. A empresa contratada, MSL Construções, “passou a apresentar inúmeras respostas a notificação, porém nada se falou em solução para o problema ocorrido, limitava-se apenas em jogar a responsabilidade ao projetista, no entanto, sem nenhum fundamento técnico que realmente tivesse relevância, essas respostas foram encaminhadas a projetista para conhecimento e defesa”.

O projeto, após defesa técnica, o projetista pediu até o final do mês de julho para apresentar uma solução definitiva para o desnível da ponte. Segundo o DER, se não houvesse esse problema a ponte seria entregue no dia 10 de agosto. Por enquanto, uma equipe plantonista está no local tentando consertar a ponte de madeira e retomar o tráfego. 

* A notícia foi corrigida às 09h27 para informar que o trânsito voltou ao nornal

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura