Rondônia, 01 de abril de 2025
Cidades

Seca do Madeira deve elevar preço dos combustíveis no Acre e em Rondônia, diz sindicato

|
da Assessoria

A falta de chuvas tem castigado os estados do Norte do país. O rio Madeira, em Rondônia, sofre uma de suas piores secas da história, com um baixo nível. Segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, o preço da gasolina deve aumentar devido a essa situação.

O motivo dessa elevação é por conta das Distribuidoras de combustíveis de Manaus-AM que abastecem parte de Rondônia e Acre. O transporte do produto é feito por meio balsas no rio Madeira. Com a seca, a navegação demora mais que o normal e muitas vezes as balsas operam com uma capacidade menor para que não encalhem nos bancos de areia, o que gera mais custos.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Acre, Sindepac, acompanha esse caso com preocupação, uma vez que pode prejudicar os revendedores, por conta de uma redução no consumo de combustíveis, devido o preço que será praticado neste período de seca. Além de afetar completamente a comunidade em geral.

"Aqui em Rio Branco também não vai ser diferente, algumas Distribuidoras já estão repassando os reajustes devido a mudança no transporte modal dos combustíveis", lamentou Delano Lima, presidente do Sindepac.

O Confaz estima que o reajuste pode chegar a até 20% por conta da crise hídrica, o que representa um aumento, em média, de R$ 0,40 por litro no preço da gasolina e do Diesel. Esse mesmo problema foi gerado no ano passado.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

MPF vai à Justiça para paralisação de garimpo ilegal em área próxima a terra indígena em Rondônia

Vídeo: moradores denunciam caos em atendimentos na UBS de Vista Alegre do Abunã

Justiça mantem na cadeia criminosos brasileiros que foram presos na Bolívia; penas de acusados ultrapassa 1000 anos

Governo do estado entrega cestas básicas e água a moradores atingidos pela cheia do Madeira

AddThis Website Tools