Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de grávida com zika em Ouro Preto
Confirmado o primeiro caso de Zika vírus em uma mulher grávida no município de Ouro Preto do Oeste (RO). A paciente diagnosticada com a doença reside no Jardim Novo Horizonte (Cohab), tem 23 anos, está realizando tratamento em hospital particular e é acompanhada pela Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau).
A paciente contraiu a doença na cidade de Ouro Preto. Ela declarou as autoridades de saúde que não realizou recentemente viagem a outras cidades ou outro estado. A confirmação de que a gestante estava com zika ocorreu no início de julho, mas somente agora foi tornado público.
A saúde pública municipal está divulgando porque, com a confirmação deste caso, comprovadamente está circulando na cidade o mosquito Aedes aegypti contaminado que transmite dengue, zika e a chikungunya, e a população precisa tomar conhecimento e as precauções para impedir a proliferação da doença.
O enfermeiro Roberto Gibin, chefe da Divisão de Epidemiologia da Semsau, disse que a mulher grávida acometida de zika vírus segue normal com pré-natal, e vai realizar a avaliação do perímetro cefálico para verificar a ocorrência ou não da microcefalia no bebê. “Ela vai fazer o exame de ultrasson morfológico e avaliar o desenvolvimento da criança, que aí já dá para ter ideia se o bebê tem ou não microcefalia”, explica.
Roberto Gibin disse que o prudente é que as mulheres grávidas redobrem os cuidados para que não contraiam a doença, como ocorreu com a jovem. “Se ela pegou a doença o vírus está circulando na cidade e os cuidados de combate ao mosquito Aedes aegytpi devem ser tomados, principalmente pelas mulheres grávidas, que devem se cuidar e fazerem o uso de repelente”.
VEJA TAMBÉM
Casos suspeitos de dengue deixam Buritis em estado de surto
Casos de dengue, zika e chikungunya reduzem em Porto Velho, diz Semusa
Casos de Zika vírus permanecem altos em Porto Velho; mutirão de combate continua
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19