Sedam aplica multa de R$ 5 milhões à Prefeitura de Vilhena por descarte irregular de resíduos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) aplicou uma multa superior a R$ 5 milhões à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vilhena. O auto de infração é datado da última quarta-feira, 4 de junho, e tem como base a destinação inadequada de resíduos sólidos em uma área localizada na Linha 135, conhecida como “Buracão da 135”.
Segundo o documento, o espaço tem sido utilizado há anos por moradores para descarte de diversos tipos de materiais, inclusive animais mortos. A situação persiste mesmo após recomendações emitidas pela própria Sedam, no ano passado, para a adoção de medidas de controle no local.
Em resposta, a Prefeitura de Vilhena chegou a cercar a área e instalar câmeras de monitoramento, mas os descartes irregulares continuaram. No dia em que a multa foi lavrada, um caminhão da Secretaria Municipal de Obras foi flagrado despejando lixo no terreno.
O atual secretário municipal de Meio Ambiente, Damasceno Serafim, reconheceu as dificuldades enfrentadas para solucionar o problema e informou que medidas estão sendo implementadas. Entre elas, está uma parceria com uma indústria cerâmica local para o recebimento de alguns tipos de resíduos. Também há tratativas com uma empresa de móveis para a destinação de sofás e outros itens volumosos.
Além disso, a Semma pretende utilizar um galpão para armazenar até 10 toneladas de eletrodomésticos descartados, como fogões e geladeiras, que seriam posteriormente encaminhados a uma indústria em São Paulo.
Enquanto busca reverter a penalidade aplicada pela Sedam, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também solicita apoio do órgão estadual para enfrentar outro problema ambiental no município: o mau cheiro que atinge diversos bairros. A Semma argumenta que a Sedam dispõe de estrutura e equipe técnica para atuar em situações envolvendo grandes empreendimentos responsáveis por emissões de odores.
Veja Também
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim
Ministério Público de Rondônia apura vazamento de amônia em frigorífico da JBS