Sedam e Ibama avaliam impactos causados por rompimento de barragem em Machadinho

Em nota à imprensa neste sábado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) confirmou que na tarde desta sexta-feira (29) ocorreu o rompimento de uma barragem localizada no distrito de Novo Oriente, em Machadinho. Assim que tomou conhecimento do fato, a Sedam, juntamente com o Ibama, deu início a uma força tarefa para dimensionar os impactos ambientais e materiais causados pelo rompimento.
Segundo informações preliminares, uma tromba d’água atingiu a estrutura do barramento, provocando, assim, a sua ruptura. É importante ressaltar que o local atingido pela tromba d’água apresenta no seu entorno atividades de piscicultura e mineração de cassiterita, sendo necessária a presença da equipe técnica para identificar qual o tipo de barramento sofreu a ruptura.
A nota ressalta que, caso tenha sido a barragem de rejeito mineral afetada, o material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição, não oferecendo, assim, risco de contaminações para os seres vivos.
A Secretaria já está realizando o levantamento dos dados da barragem no Sistema de Gerenciamento de Barragem de Mineração (SIGBM) e na Agencia Nacional de Mineração (ANM), juntamente aos órgãos responsáveis pelas vistorias e monitoramento para oferecer informações técnicas seguras e oficiais à população.
A Sedam informa, ainda, que no site da Coordenadoria de Recursos Hídricos (Coreh) há todas as informações referentes à segurança de barragens.
Veja Também
Vídeo: Após rompimento de barragem em Machadinho, MPs recomendam suspender licença da Metalmig
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim