Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

Sem a indústria madeireira, municípios estão à beira do colapso

Reunidos na Assembleia Legislativa na noite de ontem (29) para discutir sobre a indústria madeireira, os prefeitos de Cujubim e Colorado do Oeste destacaram a situação de calamidade econômica dos seus municípios, com o desemprego assolando a região. A reunião foi organizada pelo deputado Alex Redano (SD).



Segundo Fábio Patrício, a madeireira onde trabalhava, empregava cerca de 100 pessoas que sustentavam suas famílias. Hoje, esses trabalhadores estão de braços cruzados.

Ressaltou o prefeito que o seu município está passando por uma fase muito ruim no tocante à quebra na economia, porém o povo espera uma melhoria rápida para que o setor volte a trazer prosperidade para o município. Em 2008 Cujubim foi considerado o maior parque madeireiro de Rondônia.

Segundo Fábio Patrício, a madeireira onde trabalhava, empregava cerca de 100 pessoas que sustentavam suas famílias. Hoje, esses trabalhadores estão de braços cruzados.

Patrício disse que o povo quer a legalidade, porém não podem esperar todo o tempo do mundo para que as fiscalizações sejam feitas em sua totalidade. Faltam somente três meses para que o inverno chegue e mais uma vez a regularização não acontece como deveria.

Colorado do Oeste

Por outro lado, Josemar Beatto (PSDC), prefeito de Colorado do Oeste também ressaltou o estado de calamidade para toda a região com a paralisação da indústria madeireira.

Beatto fez questão de salientar que o grande problema existente hoje é a burocracia do setor. Disse que se os órgãos do governo não possuem funcionários suficientes para acelerar o processo, que terceirizem o serviço de fiscalização e permitam que os municípios possam reacender a chama da prosperidade e do desenvolvimento.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19