Semagric e DER iniciam recuperação de estrada entre São Carlos e Cuniã
A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) assinou Termo de Cooperação com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para recuperar os 15 quilômetros da estrada que liga o distrito de São Carlos a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã. O objetivo é tornar o acesso viável o ano inteiro. Hoje, na cheia do rio Madeira, a estrada não pode ser usada, obrigando os moradores a percorrer o trajeto pelas águas, demorando até 1h30 para chegar a São Carlos.
Na reserva vivem 90 famílias, que tiram seu sustento dos próprios produtos da região, protegendo a fauna e a flora em comum acordo com as autoridades ambientais. Duas cooperativas foram implantadas. Uma delas reúne pescadores, aquicultores e agricultores para manejo de jacarés, autorizado pelo Instituto Chico Mendes. Há cerca de duas semanas, a primeira-dama Ieda Chaves doou vários equipamentos, adquiridos com o salário do prefeito, para retomada do frigorífico. Uma segunda cooperativa será voltada ao processamento de frutas, mas ainda não está em funcionamento.
Parceria DER x Semagric
Pelo termo assinado, o DER enviou o maquinário para executar a obra e a Semagric entra com combustível, a borracharia e o translado dos equipamentos feito também em parceria com cooperativas da região- Comade e CoopCuniã. Serão utilizadas 100 manilhas para os bueiros ao longo dos 15 km da estrada, que deverá ter seu nível elevado para evitar as cheias do Madeira.
Veja Também
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19
Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura
Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024