Senai em Cacoal amplia acesso de jovens e adultos dentro do programa de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai-RO), unidade de Cacoal, publicou a Primeira Errata do Edital nº 37/2026.1, referente à oferta do seu programa de gratuidade. A errata promove ajustes pontuais no edital, contemplando adequações em horários, carga horária, faixa etária e cronograma das turmas, garantindo maior clareza e alinhamento às necessidades dos participantes, ampliando o acesso de jovens e adultos aos cursos ofertados.
Todos os cursos permanecem 100% gratuitos e serão ministrados presencialmente, consolidando a atuação do Senai na qualificação profissional e no desenvolvimento local. Destaca-se que os cursos de Assistente Administrativo, Mecânico de Manutenção de Motocicleta, Montador e Reparador de Computador e Operador de Computador serão ofertados por meio do Programa de Aprendizagem Industrial, com carga horária total de 400 horas, assegurando formação técnica estruturada, integrada à prática profissional, e preparando jovens para inserção nas indústrias da região.
Já os cursos que passam a ter carga horária de 280 horas, incluem as formações de Carpinteiro de Obras, Eletricista Instalador Residencial, Marceneiro de Móveis e Esquadrias, Operador de Empilhadeira e Pedreiro de Edificações são destinados a pessoas a partir de 16 anos de idade, ampliando o acesso de jovens e adultos às oportunidades de capacitação profissional em áreas estratégicas para o setor produtivo.
A publicação da errata formaliza as adequações necessárias ao edital originalmente divulgado, garantindo alinhamento entre a oferta de vaga e as condições operacionais definidas para cada curso. As incidem diretamente sobre os itens que tratam da oferta, turno e critérios de participação.
Todas as modificações realizadas podem ser consultadas na Primeira Errata do Edital de Processo Seletivo nº 37/2026.1, que está disponível para acesso no site oficial do Senai-RO, permitindo que os interessados acompanhem integralmente as atualizações e orientações vigentes.
Veja Também
MPF vai à Justiça por repactuação de concessão e revisão do modelo de pedágio na BR-364
Educação básica: Sesi abre processo seletivo para 75 vagas gratuitas em Nova Mutum Paraná
Ex-vereadora morre após explosão provocada por gás no interior de Rondônia
Justiça federal proíbe bloqueios na BR-364 e impõe multa de R$ 100 mil por hora