Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Cidades

Serviço será regulamentado até sexta-feira em Porto Velho

Até sexta-feira, 26, o serviço de mototáxi já deverá está regulamentado no município de Porto Velho. Essa é a previsão da secretária Fernanda Moreira da Silva, titular da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), ao afirmar que ainda esta semana a prefeitura baixará o Edital com os critérios para a concessão das 574 placas disponibilizadas.O Edital estava previsto para sair no início de fevereiro, mas a falta de consenso entre as próprias lideranças da categoria com relação aos critérios para pontuação, atrasou a divulgação do documento.



O critério da pontuação, para a secretária Fernanda Moreira, é necessário para a escolha dos profissionais que irão explorar o serviço, para o caso de o número de motociclistas cadastrados seja maior do que o número de placas ofertadas.

Pontuação

O critério da pontuação, para a secretária Fernanda Moreira, é necessário para a escolha dos profissionais que irão explorar o serviço, para o caso de o número de motociclistas cadastrados seja maior do que o número de placas ofertadas.

Um dos critérios que deverão ser adotados é o tempo de habilitação. O profissional que tiver maior tempo de habilitação levará vantagem sobre quem tirou a carteira há pouco tempo. A existência de filhos também será levada em conta, de acordo com o que informou a secretária. “Se o objetivo da profissão é a geração de emprego e renda, nada mais justo de quem for chefe de família uma pontuação maior sobre quem não tem filhos pára sustentar”, revelou Fernanda Moreira.

Nível de escolaridade, apesar de não ser preponderante, também será observado na hora da seleção. A pontuação será diferenciada para o ensino fundamental, médio e superior. No entanto, a intenção da prefeitura não é selecionar quem tem nível mais elevado, pois para o exercício da profissão não há essa exigência.

Para poder participar do Processo Seletivo Simplificado e pleitear o direito a concessão de uma placa, o candidato tem que ter no mínimo 21 anos, ter no mínimo dois anos de carteira (categoria A), ter residência fixa na cidade, apresentar certidão negativa criminal, não ser funcionário público e não ter nenhuma pendência com o fisco. Pela lei sancionada pelo prefeito Roberto Sobrinho em dezembro do ano passado que estiver desempregado e quem já explora o serviço alternativo de transporte de passageiros terá preferência aos demais candidatos. De acordo com um levantamento feito pela Semtran, existem hoje 1.175 mototaxistas em Porto Velho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19

Prato Fácil do governo inicia atendimento em Jaru e Rolim de Moura

Sistema Diretivo do Sindsef se reúne na última atividade de 2024

MPRO recomenda suspensão de concurso em Cacoal e disponibiliza formulário para candidatos informem falhas na aplicação das provas