Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

Servidores da área de saúde pública recebem capacitação na Capital

Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários participam de vários cursos até o dia 17, no auditório da Escola Marcelo Cândia, no Marcos Freire. Os participantes são profissionais da Policlínica José Adelino, localizada no bairro Ulisses Guimarães, mas que atende também a população dos bairros vizinhos, como o Mariana, o Ronaldo Aragão e o Marcos Freire.



Infância e Adolescência saudáveis

O objetivo é capacitar e instrumentalizar os profissionais da área de saúde para que possam exercer suas funções com mais qualidade, dentro do processo contínuo de aperfeiçoamento e atendimento ao usuário da saúde.

Infância e Adolescência saudáveis

O tema Saúde da Criança vai abordar os cuidados com os bebês de 0 a 5 anos com propostas e sugestões para a padronização das ações realizadas na policlínica. “Os cuidados básicos de saúde nesta faixa etária são primordiais para o desenvolvimento desta criança e vão beneficiar sua adolescência e maturidade” alerta a diretora da policlínica, Delcy da Costa que enfatiza ainda outros tópicos que vão ser abordados como os procedimentos corretos na amamentação e higiene dos bebês.

Os temas que envolvem a adolescência, como sexualidade, prevenção às drogas e as DST/Aids serão apresentados com o objetivo de capacitar também os professores nas escolas e unidades de saúde, com a participação dos jovens para que eles venham a se tornar multiplicadores.

Os idosos vão ter uma atenção especial durante os cursos. Com a elevação da média de expectativa de vida de 40 para 70 anos no Brasil, mostra que a população no País está ficando mais velha, chegando a 9% de idosos segundo os dados do Ministério da Saúde. “Nós precisamos preparar cada vez mais os nossos profissionais para esta realidade, criando mecanismos para uma convivência saudável e um atendimento de qualidade nas nossas unidades de saúde” finalizou a Coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Semusa, Naderge Moura

A realização dos cursos tem o apoio dos departamentos de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, de Atenção Básica, de Saúde da Comunidade e do Núcleo de Educação e Saúde da secretaria municipal de Saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim