Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Cidades

Sindur denuncia doação da Caerd para Prefeitura

DEPOIS DO INVESTIMENTO DE R$ 11 MILHÕES, PREFEITURA TENTA GANHAR SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO SEM INDENIZAR A CAERD

A direção do Sindicato dos Urbanitários (Sindur) denuncia manobra do prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim (PMN), junto a nova diretoria da Caerd para repassar a municipalidade a gestão dos serviços de água e esgoto sem a necessidade de indenização da estatal rondoniense. A ex-presidente da Caerd, Márcia Luna, garantiu aporte de R$ 11 milhões com contra partida do Estado de Rondônia para o esgotamento sanitário e na época os ex-prefeitos Márcio Raposo e Confúcio Moura assinaram Termo de Compromisso garantindo a cessão dos serviços da Caerd para poder receber os recursos. “Querem repassar o patrimônio e o sistema de gestão sem a devida compensação financeira à Caerd”, explicou o presidente do Sindur, Nailor Guimarães Gato.

Ele aponta o ofício 006 da recém criada Companhia de Saneamento do Município de Ariquemes (Saneari) na qual a superintendente Cândrica Madalena Silva pede até a cedência de 25 funcionários lotados na Caerd para o novo organismo. O documento é endereçado a presidente da companhia, Iacira Terezinha Rodrigues de Azamor. No ofício, a superintendente da Seneari cita uma reunião realizada no dia 20 de março nas “dependências da Caerd em Porto Velho onde foram apresentados os aspectos legais com vistas à retomada dos serviços públicos de saneamento básico e esgotamento sanitário pelo município de Ariquemes”. Ela finaliza explicando que “para prosseguir com as tratativas inerentes a transferência do sistema em questão, solicitamos que Vossa Senhoria nos indique os servidores que desejam permanecer trabalhando no sistema a ser gestado pelo município”.

Nailor Guimarães já questionou Iaciara sobre a doação do patrimônio da Caerd para a Prefeitura de Ariquemes e ela sempre se esquiva. “A presidente diz que isso não existe, mas o ofício subscrito pela superintende da Saneari é claro sobre a transferência do sistema. E em momento algum falam sobre indenização do patrimônio do Estado”, explicou o presidente do sindicato. O Sindur promete levar o assunto ao Ministério Público.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim