Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Cidades

SOPH viabiliza mão dupla da comercialização de produtos com países vizinhos

A possibilidade de fomentar novos negócios com empresários de outros Estados e países sul americanos, europeus e africanos motivou a Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) a participar da quarta edição da Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, o segundo maior município rondoniense.

Durante a feira voltada especificamente para o agronegócio e lançamento de tecnologias, uma equipe de técnicos e a diretoria da SOPH estão apresentando a estrutura portuária disponível em Porto Velho, capital do Estado, e os benefícios da redução de custos através da utilização do modal aquaviário para escoamento de produtos, tanto grãos, como a soja e o milho, como uma extensa lista de diversos produtos.

Para o diretor administrativo e financeiro, João Bosco de Araújo, esta é uma oportunidade de demonstrar a potencialidade para importação e exportação de Rondônia. “Temos uma vantagem geográfica muito grande com relação aos outros Portos do país. Podemos contribuir com o desenvolvimento do Estado, viabilizando o atendimento de empresas localizadas em Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso e nos países vizinhos como Bolívia, Peru e Equador, com estrutura para atender a demanda operacional nas instalações portuárias disponíveis em Porto Velho. A redução dos custos para o empresário ao utilizar a hidrovia é extremamente viável”, frisa Bosco.

Atualmente existem negociações com empresas rondonienses e os países vizinhos para efetivar a comercialização de produtos mutuamente, como o Peru, com uma economia consolidada e com capacidade de consumir os produtos produzidos em Rondônia, como calcário, cimento, cebola, alho, azeitona, aspargos e algumas espécies de peixes que são comprados atualmente em São Paulo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19