TCE alerta prefeitos de Guajará e Jaru sobre aumento de gastos com pessoal
Dois alertas foram emitidos pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) nesta semana aos gestores das cidades de Guajará-Mirim e Jaru sobre o aumento considerável de gastos com pessoal durante o ano de 2017, o que pode inviabilizar as prefeituras.
Os termos são expedidos para alertar o gestor público sobre os riscos de se ultrapassar os limites impostos pela lei. São, portanto, ferramentas preventivas de trabalho de que dispõe o Tribunal de Contas, sendo sua emissão feita pela Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), unidade do TCE responsável pelo monitoramento do controle da gestão fiscal dos entes jurisdicionados.
O Termo de Alerta de Responsabilidade Fiscal nº 76/2017, destinado ao município de Guajará-Mirim, explica que o Poder Executivo municipal, no 1º quadrimestre de 2017, ultrapassou o limite de despesa com pessoal.
Já o Termo de Alerta de Responsabilidade Fiscal nº 131/2017, para o município de Jaru, foi mais incisivo: o Poder Executivo municipal, no 2º quadrimestre de 2017, ultrapassou o limite de alerta de 90% do percentual máximo legal de despesa com pessoal.
Veja Também
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA
Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19