Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

Tribunal de Justiça absolve Melki Donadon de posse de arma e peculato

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia absolveu o ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PMDB) de posse de arma e peculato, acusação imposta em 2005 pelo Ministério Público Estadual, através do promotor Elicio de Almeida e Silva. Na ocasião a Polícia Federal apreendeu uma arma da prefeitura municipal da casa do ex-prefeito. Conforme consta da defesa, a arma foi entregue espontaneamente por Donadon aos policiais.
A denúncia do MP havia resultado na condenação em primeiro grau sob regime aberto e pena pecuniária, mas Melki recorreu ao Tribunal de Justiça que deu provimento à apelação, absolvendo o ex-prefeito na semana passada. Na época da apreensão da arma ele exercia a função de Secretário de Coordenação Geral do Município. Ele informou que a arma, um revólver de propriedade da prefeitura do município, havia sido deixada por um vigia que fazia a vigilância de sua casa no período em que ele era prefeito. Fazia cinco meses que Melki havia deixado o cargo de prefeito.
Melki disse também que já havia solicitado ao secretário de administração, Adilson Bernardino, que recolhesse a arma, no que foi confirmado em depoimento pelo secretário. Segundo a defesa do ex-prefeito, em hipótese alguma ficou caracterizado que ele almejou apropriar-se da arma, o que derruba a tese de peculato, muito menos a posse da arma, posto que ela encontrava-se guardada na residência do ex-prefeito aguardando que fosse recolhida.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim