Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Cidades

Unir realiza trote solidário com doação de sangue e cadastro de doador voluntário de medula óssea

O tradicional trote para calouros de cursos superiores terá uma motivação a mais para a participação de estudantes do campus de Ji-Paraná, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). Neste mês de abril, em parceria com o hemocentro do município, o trote será solidário e pede que alunos da instituição doem sangue e façam o cadastro de doador voluntário de medula óssea. A atividade acontecerá no próximo dia 26, das 15h às 21h, na Brinquedoteca do campus.

Segundo a Unir, além dos estudantes, toda a comunidade acadêmica, incluindo servidores e frequentadores do campus podem participar do trote solidário. Para a doação de sangue é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

A professora Renata Gonçalves Aguiar, do Departamento de Engenharia Ambiental do Campus de Ji-Paraná, é a organizadora da ação desde 2008. Ela diz que a realização da doação no campus da Universidade é para facilitar a adesão de novos doadores, pois algumas cidades vizinhas, de onde vêm vários estudantes da Unir, não dispõem de hemocentro, como é o caso de Ouro Preto, Presidente Médici, Jaru, Urupá, entre outras.

“A ação visa despertar essa importante prática de solidariedade e oportunizar a desmistificação de alguns mitos que as pessoas têm sobre a doação de sangue”, comenta a professora que destaca que, todos os anos, os técnicos do hemocentro fazem uma pequena visita às turmas de calouros para tirar dúvidas acerca da doação.

A professora ainda convida a comunidade para participar da campanha e ressalta que “doar sangue é doar vida e que esse compromisso é de todos nós para com todos aqueles que diariamente necessitam de sangue para continuar vivendo, sorrindo, trabalhando e produzindo”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19