Vacinas contra HPV e meningite C para meninos já estão disponíveis nos postos de saúde de Ouro Preto
Desde a última semana já está disponível nas unidades básicas de saúde (UBS) de Ouro Preto do Oeste a vacina contra HPV para meninos e meninas a partir de 9 anos de idade. Na primeira quinzena de janeiro, a procura pela imunização tem sido baixa, mas a expectativa é que o índice melhore nas próximas semanas.
Adolescentes dessa faixa etária que forem aos postos de saúde tomar a vacina contra HPV também serão imunizados contra meningite C, como reforço, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização, que é realizada na infância.
O que tem surpreendido os agentes de saúde que trabalham nas UBS é que a procura pela vacina tem sido maior pelos meninos, alcançando um índice satisfatório da meta a estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de vacinar no mínimo 90% do público alvo. Em Ouro Preto do Oeste, esse índice precisa atingir em torno de 2.400 crianças na faixa etária de 12 a menor de 14 anos.
Com o início das aulas a partir de fevereiro, o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) vai estender a campanha de vacinação nas escolas com o intuito de atingir um numero maior de pessoas.
O HPV é o Papiloma Vírus Humano. Sua transmissão se dá principalmente através do ato sexual, a doença é responsável por casos de câncer de colo do útero, câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe, também causa verrugas genitais conhecidas como condiloma acuminado.
Veja Também
Vacinas contra HPV para meninos já estão disponíveis nos postos de saúde da capital
Prefeitura de Ouro Preto começa a pagar novo piso salarial para professores da rede municipal
Todos os municípios de Rondônia já receberam as vacinas contra o HPV para meninos, diz Agevisa
Corpo dilacerado por explosão de tanque em Vilhena era de adolescente