Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Cidades

Vice-presidente da ACIA, Fernando Vilas, alerta sobre fechamento do aeroporto de Ariquemes

A Infraero comunicou oficialmente à Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) que o Aeroporto Regional de Ariquemes (SJOG) será fechado temporariamente a partir do próximo domingo (22), para a realização de obras de modernização e ampliação. O ofício foi endereçado ao presidente da entidade, Alessandro Silva, e ao vice-presidente Fernando Vilas, com previsão de reabertura até 12 de dezembro de 2025, conforme o andamento das obras.

O vice-presidente da ACIA, Fernando Vilas, reforçou a importância do aeroporto para o desenvolvimento da região e relembrou os esforços da entidade para sua consolidação:

“O fechamento temporário do Aeroporto de Ariquemes é parte de um processo maior, de modernização e fortalecimento da nossa infraestrutura. É gratificante ver essa conquista avançando, pois essa é uma demanda antiga da nossa população e do setor produtivo. Quando estive à frente da presidência da ACIA, estivemos engajados diretamente nas articulações junto ao Governo do Estado, à bancada federal e à INFRAERO para viabilizar a ativação e o fortalecimento deste aeroporto. Ver as obras se concretizando é motivo de orgulho. Esse equipamento vai representar um novo tempo para Ariquemes, trazendo mais investimentos, conectividade e desenvolvimento regional.” frisou Fernando Vilas.

O fechamento está relacionado às licitações públicas 1050353 e 1050354, cujos projetos incluem a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem, construção de nova pista de taxiamento, novo pátio de aeronaves, estacionamento, vias de acesso e um novo terminal de passageiros (TPS), além de instalação de equipamentos de navegação aérea. A previsão final de entrega das melhorias é para junho de 2026.

A medida foi oficializada por meio do Notam G1244/25, publicado no sistema AISWEB em 6 de junho, determinando o fechamento do aeroporto no período de 23/06/2025 a 21/09/2025, prazo inicial autorizado pelo CINDACTA IV, podendo ser prorrogado conforme a necessidade.

Segundo a Infraero, o período de obras foi estrategicamente escolhido por coincidir com o verão amazônico, ideal para atividades de terraplenagem e compactação, que não poderiam ser executadas durante o período chuvoso.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também autorizou o fechamento total, inclusive para helicópteros, até segunda ordem. A possibilidade de reabertura parcial para aeronaves de asas rotativas será avaliada durante a execução das obras.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis

Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro

Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada

BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim