Vídeo: Incêndio já destruiu 2 mil hectares de reserva ambiental em Rondônia; Fogo continua
Ao menos dois mil hectares de uma reserva ambiental já foram destruídos por um incêndio de grandes proporções em Nova União, município da Região Central de Rondônia, que começou no último sábado (8). Homens do Corpo de Bombeiros (CBMRO) e PrevFogo tentam controlar as chamas, mas o local é de difícil acesso e tem consumido áreas verdes e matado animais. Nos últimos cinco dias, de 9 a 13 de setembro, Rondônia registrou 1.501 focos de queimadas, segundo dados do boletim diário do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Porto Velho é o município que mais queima no país, neste ano.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a área é um local de difícil acesso e combate começou na última terça-feira (11), quando a unidade foi acionada. “Desde então estamos fazendo um trabalho em conjunto, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e PrevFogo. A atuação é constante e são aplicadas de técnicas de combate a incêndio florestal”, diz Lucelma Cordeira, coordenadora de comunicação dos bombeiros.
Ainda conforme os bombeiros, a área fica próximo aos assentamentos Palmares e Margaridas Alves, em Nova União, e seguem para a principal fonte de abastecimento de água do município, o Rio São Domingos. Além de árvores destruídas, animais já estão sendo encontrados mortos e outros ainda podem morrer. “Ainda não é possível quantificar prejuízos, perdas, pois o fogo ainda está sendo controlado e o levantamento, com estatística, ainda não foi concluído. No entanto, o CBMRO também está fazendo um trabalho preventivo com fazendeiros da região para evitar que o sinistro se alastre”, esclarece Lucelma.
A Polícia Militar Ambiental ainda investiga para descobrir as causas do incêndio e um relatório foi elaborado e enviado para a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Queimadas em Rondônia
No período de 1º a 13 de setembro deste ano, Rondônia registrou 4.788 focos de queimadas, um crescimento de 142% em relação a todo o mês de agosto, que teve 1.979, conforme dados do Inpe.
No acumulado do ano, o Estado já teve quase 8 mil focos de incêndio, e Porto Velho lidera com o município que mais queima no estado e também no país. Em 2018, foram somam 2.677, quantidade 12% maior que a registrada em todo o ano passado (2.391). Somente neste mês, já são 1.591 incêndios.
Além da Capital, figuram entre os 10 municípios que mais queimaram nos últimos cinco meses, Colniza (MT); Lábrea (AM); Novo Progresso (PA); Altamira (PA); Nova Mamoré (RO); Boca do Acre (AM); Sena Madureira (AC); Candeias do Jamari (RO) e Manicoré (AM).
Veja Também
Rondônia é o estado com mais queimadas na Região Norte; multas podem chegar a R$ 7 milhões
Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo
Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA