Vídeo: Operação de resgate do barco Walter Bartolo segue no Rio Mamoré
Continua a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, responsável por levar atendimento médico a comunidades ribeirinhas de difícil acesso, teve sua operação interrompida após um incidente que resultou em seu encalhe. A fase de mobilização foi iniciada pelo governo de Rondônia, entre os dias 6 e 11 de junho, com o envio de balsas, empurradores, guinchos, mergulhadores e maquinário pesado. Uma base flutuante foi montada para dar suporte técnico às ações, e todo o processo está sendo acompanhado por equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garantindo segurança, transparência e respeito às normas ambientais.
Entre os dias 12 e 15 de junho, a operação avançou com a realização de novas incursões subaquáticas por mergulhadores, que retiraram materiais soltos dos compartimentos internos da embarcação e os entregaram à equipe da Sesau no local. Paralelamente, técnicos iniciaram a soldagem de olhais metálicos diretamente no casco do barco hospital, estruturas fundamentais para viabilizar a futura manobra de içamento.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a embarcação assegura o acesso à saúde de populações que dependem exclusivamente do atendimento fluvial. Com a força-tarefa para a recuperação do Walter Bartolo, o governo do estado continuará levando atendimento e dignidade a quem vive em regiões isoladas.
Também foi iniciada a preparação do porto provisório, ponto onde ocorrerá a atracação e destombamento da embarcação após a reflutuação. A operação contou com a chegada de um terceiro empurrador e de escavadeira hidráulica, reforçando o suporte logístico.
Ainda em fase de execução, a operação de resgate contará com o apoio de uma segunda balsa e de um empurrador, que serão responsáveis por conduzir a embarcação até o ponto de destombamento.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou o empenho das equipes envolvidas no resgate da unidade hospitalar fluvial. “Nosso objetivo é restabelecer, com segurança e qualidade, o atendimento à população ribeirinha de Guajará-Mirim e de áreas próximas. Todas as etapas estão sendo acompanhadas tecnicamente para garantir a efetividade da operação.”
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim