Vídeo: quase 200 pessoas desabrigadas por enchentes em Pimenta Bueno
As fortes chuvas no município de Pimenta Bueno nesta semana, deixaram casas inundadas e mais de 190 pessoas desabrigadas, de acordo com dados da Prefeitura. Na cidade, 136 milímetros de chuvas foram registrados entre terça-feira (8) e quarta-feira (9).
Por conta grande acúmulo de água, os rios Machado e Pimenta Bueno acabaram transbordando e passaram da cota de alerta, o que causou a evasão da água.
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que o rio Pimenta Bueno está muito próximo da máxima histórica, que foi de 10,20. Atualmente, o rio está na cota de 10,18.
Ainda conforme o Sipam, o rio Machado, que fica logo na entrada da cidade, que faz confluência do rio Barão de Melgaço com o rio Pimenta Bueno, já ultrapassou a marca histórica do mês, registrando 7,54 metros, atingindo atualmente a cota de 7,63 metros.
O Sipam fez um alerta afirmando que toda a água que atingiu o município deve chegar em Cacoal.
Para ajudar os desabrigados, em caso de necessidade, a Prefeitura de Pimenta Bueno disponibilizou um ginásio de esportes para atender às famílias que tiveram suas casas alagadas.
Equipes do município estão auxiliando as famílias a retirarem móveis e objetos pessoais de suas residências em locais alagados.
Caso haja necessidade de locomoção de famílias atingidas acionar a Ouvidoria do município através do telefone 98169 9989 ou Corpo de bombeiros imediatamente pelo número 193.
Veja Também
Operação do MP, PM e Polícia Civil cumprem mandados contra acusados de grande incêndio florestal
Após ação do MP agente de Polícia é condenado por estupro de vulnerável
Prefeita que perdeu reeleição no Acre impede transição e eleito aciona o MP