Vídeo: Trecho da BR-364 na Ponta do Abunã cede com a cheia do Madeira
Segundo o Portal AC24horas, a enchente do Rio Madeira, na BR-364, Ponta do Abunã em Rondônia, está elevando o nível das águas do lago formado pela barragem da Hidrelétrica de Jirau e ameaça de alagamento e desmoronamento o trecho da rodovia que liga o Estado ao Acre.
Nesta quarta-feira, 10, o nível do rio Madeira em Porto Velho atingiu os 19, 90 metros, mais de três metros acima da cota de alerta do manancial que é de 16, 68 m.
O diretor do Dnit no Acre, Thiago Caetano, está preocupado com a situação. “A água quando eleva muito o nível e fica margeando a rodovia, ela acaba tirando a resistência do solo, do talude, dependendo, se já tinha um problema ou não, isso acaba sendo intensificado. Com certeza esse gradiente hidráulico no talude provocou esse desmoronamento. Mas acredito que a Superintendência do DNIT em Rondônia já esteja monitorando esta situação e tomará as medidas cabíveis para não permitir o avanço desta erosão.”
Nesta quarta-feira, 10, o nível do rio Madeira em Porto Velho atingiu os 19, 90 metros, mais de três metros acima da cota de alerta do manancial que é de 16, 68 m.
Veja Também
Imagens aéreas mostram dimensão da cheia que atinge a BR-364, em Rondônia, no sentido Acre
DNIT já realiza trabalhos na área que cedeu na BR-364, sentido Acre
Imagens aéreas mostram cheia que atinge a BR-364, em Rondônia, no sentido Acre
Acre cobra ações do governo federal para evitar isolamento com cheia do Rio Madeira
Rio Madeira ultrapassa 14 metros; estado de alerta deve ser decretado nesta quinta em Porto Velho
Cheia: Prefeitura da Capital decreta Estado de Alerta no Município