Vistoria para mototaxistas começa segunda em Ji-Paraná
A partir de segunda-feira (4), a Autarquia Municipal de Ji-Paraná (AMT) dá início a vistoria de 196 mototaxistas que estão trabalhando na cidade. Sem esta licença, os profissionais estarão impedidos de trabalhar. Para tanto, será necessário comparecer à sede do órgão, no cruzamento da avenida Brasil com a T-18, das 8h30min às 11h30min, de segunda à sexta-feira. As vistorias serão realizadas até o próximo dia 29 de abril.
O trabalho é realizado sob a coordenação de Cláudio Batista Vale. Ele verifica se a moto está em boas condições e pode ser liberada para que o profissional obtenha o Termo de Vistoria. O exame é bem detalhado. Serão checados itens da parte elétrica, retrovisores, estado geral do motor, a colocação das placas, os freios de mão e de pé, a condição dos pneus e da carenagem e até a higienização dos capacetes é vistoriada. “Depois de tudo isso, colamos um adesivo amarelo refletivo nos capacetes com o número da concessão e um selo no para-lama das motos. Por fim, checamos os coletes e examinamos a documentação do condutor e da moto. Só depois, expedimos o Termo de Vistoria e liberamos o motoqueiro”, explica Cláudio.
Ele frisa que todos os examinandos precisam apresentar também o diploma do curso de formação, com 30 horas de duração, que certifica o mototaxista para esta atividade profissional. “Tem uma parcela já bem grande que fez o curso em 2011 e precisará renová-lo, porque o diploma tem validade de cinco anos apenas”, completa Cláudio.
O mototaxista Gilmar Gomes, de 40 anos e que há 10 trabalha nesta profissão em Ji-Paraná explicou ao RONDONIAGORA que ganha a vida a bordo de uma moto de 150 cc, ano 2013 rodando cerca de 250 quilômetros por dia. Trabalha de segunda a sábado, ficando somente o domingo para o descanso com a família. Ele acrescentou que não vai faltar à vistoria porque sabe da sua importância para exercer sua profissão com segurança e tranquilidade.
Veja Também
Prefeitura firma acordo para regularizar 558 imóveis
Nova 364 divulga cronograma de obras com frentes simultâneas até 19 de dezembro
Entorno do aeroporto contará com ação da Semtran durante a madrugada
BR-425 será totalmente interditada nesta sexta-feira na entrada de Guajará-Mirim