Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Cidades

Viveiro Municipal de Ji-Paraná tem 50 mil mudas prontas para distribuição

O Viveiro Municipal de Ji-Paraná está com 50 mil mudas de árvores diversas prontas para o plantio e distribuição gratuita. Os interessados em receber mudas precisam apenas retirar uma requisição na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). O Viveiro fica localizado rua na T-15, esquina com a Rua das Pipocas, no Bairro União II.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, vem ao longo dos anos realizando um trabalho de revitalização do viveiro e, com isso, aumentado a produção de mudas. No início dos trabalhos em 2013, a produção era de apenas mil mudas por mês, hoje o viveiro produz uma média de 12 a 15 mil por mês e distribui cerca de 7 mil mudas.

A intenção com a revitalização do viveiro é incentivar a arborização da cidade e também ajudar na recuperação de áreas degradadas em rios, córregos e igarapés.

As mudas mais procuradas pela população são de árvores como açaí, ingá e tamarindo, Pau Brasil e palmeiras imperiais, além do ipê (amarelo, rosa e branco). O Viveiro também produz mudas de cedro rosa, oiti, ingá, ingazinho, açaí, boliviana, exória, jatobá, acácia, cacau e açai.

Conforme o diretor responsável pelo viveiro, Valmir Xavier, além da distribuição feita no próprio viveiro, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente também desenvolvem o Programa Municipal de Arborização, onde já foram plantadas milhares de árvores em diversos pontos da cidade, especialmente na recuperação de áreas degradadas.

Valmir informou ainda que este ano serão intensificados o plantio de árvores nos pátios e proximidades dos órgãos públicos. “Iniciamos um trabalho em parceria com a Secretaria de Educação, onde já estamos plantando mudas de árvores nos pátios das escolas. Este trabalho a pedido do prefeito Jesualdo Pires está sendo estendido também para os espaços dos Centros de Referência em Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde e outros órgãos públicos”, explicou.

As mudas produzidas no viveiro também são utilizadas nos serviços de manutenção e embelezamento da cidade. Um trabalho desenvolvido em parceria com a secretaria de obras e serviços públicos. “As pessoas não percebem, mas todo o trabalho de paisagismo e jardinagem realizado na cidade, especialmente nos canteiros centrais das avenidas, nas praças públicas, nas marginais da BR-364, todos esses serviços são realizados com as mudas produzidas no nosso viveiro”, finalizou Valmir.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Orientações sobre pesca esportiva durante período de defeso são reforçadas pelo governo

Em Ji-Paraná, TCE constata situação crítica do Hospital Municipal e melhoria nos serviços de UPA

Justiça reconhece competência federal em processo sobre reintegração que beneficiará mais de 300 famílias

Santa Casa suspende visitas no hospital regional de Vilhena após 10 casos de Covid1-19