Currículo adequado e uma boa apresentação ajudam na hora de garantir uma vaga de emprego
O currículo é um aliado em uma entrevista de emprego, assim como uma boa apresentação. Mas embora seja algo de conhecimento de muitos, alguns candidatos acabam errando ao formular o currículo ou se apresentar em uma entrevista de emprego, é o que explica a coordenadora do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Rondônia, Thaysa Cervo. Segundo ela, diariamente o Sine estadual recebe inúmeras pessoas que buscam um emprego, e o órgão faz essa aproximação do trabalhador com a empresa.
“Nós damos todo o suporte para que o trabalhador conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Mas é preciso ficar atento na hora de formular o currículo, e se apresentar na empresa. São itens que contam muita na hora da seleção de candidatos”, alertou a coordenadora.
Augusto Ruiz está desempregado desde abril deste ano, e graças as orientações do Sine estadual já conseguiu o encaminhamento para uma vaga de emprego. Ele avalia o atendimento como um dos melhores.
“Hoje eu procurei o Sine e alguns minutos depois já encontraram uma oportunidade pra mim. Agora já estou com o encaminhamento para a entrevista. Só tenho a agradecer pela atenção e orientações que eles nos dão”, afirmou o jovem.
Apresentação: quanto menos, melhor
Para ajudar ainda mais o trabalhador, o Sine estadual, órgão ligado à Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), presta orientações para uma boa apresentação dos candidatos. Entre as dicas, a aparência conta bastante. Uma roupa formal e confortável, com cores neutras, poucos acessórios que chamem a atenção, um penteado mais casual, maquiagem leve, no caso das mulheres, são algumas das dicas na hora de se apresentar à empresa.
“A vestimenta correta é um ponto forte na apresentação. Roupas de festas, baladas, academia e muito apertadas, são inadequadas e devem ser evitadas caso o objetivo seja garantir uma vaga”, ressaltou Thaysa.
Simples e objetivo: o currículo ideal
A coordenadora explica que na internet é possível encontrar uma infinidade de modelos de currículo e que nem todos são ideias para levar na entrevista. Quanto mais simples e objetivo, melhor, garante ela. “Um bom currículo deve ser direto, objetivo, sem erros de português e apresentar uma boa estrutura, quanto mais informações mais cansativo se torna para quem vai ler”, enfatizou.
Para entender melhor vamos aos itens!
Objetivo
Essa parte vem logo após o candidato colocar os dados pessoais e (atuais) para que a empresa consiga entrar em contato. O objetivo deve ser escrito em poucas linhas falando sobre a vaga que está se candidatando ou área que pretende atuar.
Qualificações
O candidato deve informar sobre a formação profissional, se fez cursos e quais tipos entre outros dados, em poucas palavras.
Experiência
A coordenadora orienta colocar apenas de três a cinco experiências profissionais. “Para enriquecer o currículo e interessante colocar se participou de ações sociais, voluntárias, projetos, entre outras atividades”, frisou.
Outra dica interessante é acrescentar ao currículo habilidades diferentes que sabe fazer, como boa comunicação, habilidade em vendas, artesanato, idiomas, entre outras.
“Essas são algumas das dicas básicas para a formulação de um bom currículo. Se o candidato conseguir seguir essas orientações, certamente terá uma ótima ferramenta na hora de se apresentar na entrevista”, garantiu a coordenadora.
E para finalizar, não basta ter só boa aparência. Demonstre educação ao entrar e sair da empresa. Se prepare antes para transmitir segurança na hora da entrevista.
É bom pesquisar sobre a empresa, conhecer o local em que pretende trabalhar é primordial. Evite falar sobre valores, cargos e coisas que não gostaria de fazer na empresa, apenas se for questionado sobre o assunto. Use frases curtas e diretas, uma boa entrevista não precisa ser longa. Fale positivamente das habilidades que possui, mas sem exageros, focando sempre em transmitir uma boa imagem.
Veja Também
Câmara de Porto Velho divulga edital de concurso com salários de até R$ 7.771,35
Conheça os 64 cursos superiores oferecidos pela Unir no processo seletivo 2025