Rondônia, 03 de maio de 2024
Concursos e Empregos

Ifro oferece curso de Libras nível intermediário com 80 vagas para Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Porto Velho Calama, está com inscrições abertas, até o dia 30 de março, para o curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível intermediário. São 80 vagas no total, a serem divididas em duas turmas, matutina e vespertina. Podem participar da seleção alunos e servidores dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte, da Reitoria e público externo que tenham conhecimento básico de Libras.

CONFIRA O EDITAL AQUI.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira será a inscrição que deverá ser efetuada exclusivamente pela internet.

Os primeiros cem candidatos inscritos de acordo com o número de vagas serão convocados por e-mail para realização do exame de seleção.

A segunda etapa será eliminatória e classificatória, por meio de prova objetiva, contendo 20 questões em libras de múltipla escolha. As questões do exame abrangerão e verificarão os conhecimentos adquiridos pelo candidato em níveis básicos de libras. O conteúdo está especificado no anexo I do edital.

As provas estão marcadas para o dia 2 de abril: de 9h30 às 12h (libras intermediário matutino) e 13h30 às 16h (libras intermediário vespertino).

A divulgação do resultado preliminar será realizada no dia 4 de abril. Já o resultado final será divulgado no dia 6 de abril, por meio de publicação no site institucional do Ifro.

O início das aulas está previsto para o dia 17 de abril e ocorrerá na sala 19 do Campus Porto Velho Calama. O curso acontecerá às terças e quintas-feiras, podendo ou não ter reposição de aula nas sextas-feiras.

"O curso Intermediário de Libras é uma continuação das atividades do ano passado e será voltado para práticas de tradução e interpretação de histórias, músicas e pequenos textos. Faça sua inscrição, todos podem participar, desde que tenham conhecimentos básicos de Libras. Não esqueçam de conferir os procedimentos de seleção no edital ", ressalta a proponente do curso e Intérprete de Libras do Campus Porto Velho Calama, Nathali Fernanda.

Nathali destaca ainda que com este curso a ideia é que os conceitos, princípios e as estratégias educacionais inclusivas possam ser respondidos e contemplem as necessidades educacionais especiais dos alunos propiciando seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. A iniciativa busca também proporcionar formação aos profissionais da educação na atuação pedagógica, viabilizar trocas de experiências e socializar experiências positivas e dificuldades encontradas no trabalho com o aluno surdo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Candidato poderá apresentar documento digital no concurso unificado

Unir divulga resultado final de seleção via notas do ensino médio; confira

Estágio no MPF: inscrições prorrogadas até a próxima segunda