Jovens aprovados para serviço administrativo da PM e Corpo de Bombeiros já estão trabalhando
Os 195 jovens recém-aprovados no Programa de Prestação Voluntária de Serviço Administrativo (PPVSA), da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), já iniciaram as atividades. Antes, porém, eles passaram por capacitação para dar início às atividades administrativas na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Rondônia. Em Porto Velho, eles estão atuando nos 1º e 5º BPM e também na Companhia de Trânsito.
Segundo a Sesdec, durante o treinamento realizado na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, os jovens receberam orientação em relação as atividade desenvolvidas nos setores administrativo, atendimento à população e ética profissional.
Os servidores voluntários vão atuar nas atividades relacionadas ao videomonitoramento, call center 190, atendimento ao público e em algumas unidades, serviços administrativos, como arquivamento e produção de documentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A distribuição dos aprovados por unidade de lotação já foi realizada de acordo com o perfil de cada um.
De acordo com o gerente de Integração Policial e Fronteiras da Sesdec, coronel PM André Luiz Glanert, a capacitação dos servidores é fundamental para a ambientação às futuras atividades e para que atendam a comunidade da melhor maneira possível. “O curso é de extrema importância para o bom desempenho da função. É aqui que todos os ensinamentos são repassados para que esses jovens estejam preparados para exercer suas atividades”.
Aprovada no programa PPVSA, Ângela Soares, de 22 anos, revela que durante o curso mudou a concepção que tinha sobre as forças de segurança. “O processo de capacitação me deu uma visão totalmente diferente. Realmente o programa tem essa intenção de aproximar a sociedade da polícia. E de primeiro plano deu certo comigo. Me senti mais próxima dos policiais militares. É maravilhoso!”, disse.
Aline Carolina, também de 22 anos, explica que não foi fácil lidar com a ideia de 7.000 candidatos e 200 vagas. “As questões da prova eram uma lista considerável de itens do edital a ser estudado em um curto espaço de tempo. Se cheguei até aqui foi merecido. Estou muito feliz. Agora, ainda mais com o treinamento recebido, tenho tranquilidade em desenvolver o meu trabalho”, frisou.
Alguns convocados não entregaram a documentação e outros estão sendo convocados para as vagas remanescentes.
Veja Também
IFRO abre processo seletivo para 2025 com mais de 4 mil vagas; veja editais
Confira os gabaritos oficiais do Enem 2024
Governo faz seleção em Porto Velho e Pimenta Bueno com salário de até R$ 3,6 mil
Termina na quarta-feira prazo de inscrições para 3.321 vagas de ensino superior na Unir