Rondônia, 16 de maio de 2024
Concursos e Empregos

Mais de 2.600 vagas: Unir abre inscrições nesta terça-feira para o processo seletivo 2024

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) abre nesta terça-feira, 16, as inscrições no PS Unir 2024, o processo que seleciona novos alunos para os cursos de graduação com entrada no 1º e 2º semestres letivos. São ofertadas 2.620 vagas em 63 cursos de graduação nos campi da Unir nas cidades de Ariquemes, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Vilhena, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Porto Velho. As inscrições seguem até o próximo dia 28.

As novidades do PS Unir 2024 são a bonificação de 18% na nota obtida por estudantes de escolas públicas de Rondônia no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e a oferta de vagas específicas para indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs, além das vagas já existentes por cotas.

O edital está publicado na íntegra no Portal da Unir (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos (www.processoseletivo.unir.br) da Universidade. Confira mais detalhes a seguir.

A seleção será pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No ato da inscrição o candidato deverá escolher a nota que irá utilizar, podendo optar pelas edições de 2023, 2022 ou 2021. No Manual do Candidato (Acesse aqui) há mais informações detalhadas sobre o PS Unir 2024.

O ingresso com as notas do Ensino Médio está previsto no edital do PS Unir 2024 somente para cursos que não preencherem todas as vagas a partir do Enem. Neste caso, havendo tempo hábil, será publicado um edital complementar para seleção via histórico escolar.

A inserção da Bonificação Regional do PS Unir 2024 é o acréscimo de 18% na nota obtida pelo candidato no Enem (2023, 2022 ou 2021) para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas de Rondônia. O candidato fará adesão à bonificação regional no momento da inscrição.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 16 a 28 de janeiro, exclusivamente de forma online, por meio do Sistema do Processo Seletivo de Discente (acesse aqui). No momento da inscrição os candidatos informarão sua nota do Enem e o local onde estudaram no Ensino Médio.

No PS Unir 2024 foram lançados dois editais de forma conjunta: um voltado para Ações Afirmativas próprias da Unir (indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs) com inscrição própria; e outro para as demais vagas, que incluem as cotas já existentes e as vagas de ampla concorrência.

As Ações Afirmativas garantem 5 vagas reservadas em cursos que ofertam a partir de 30 vagas. Quando houver menos vagas disponíveis há a previsão de critério de prioridade para preenchimento, conforme a ordem a seguir: indígenas, quilombolas, camponeses, pessoas trans e PcDs.

As demais vagas de cada curso, após atendidas as Ações Afirmativas, serão destinadas às demais categorias, sendo mantidas as cotas para estudantes de escolas públicas: pretos e pardos, indígenas, PcDs e de famílias com baixa renda, além da inclusão da nova cota para quilombolas.

Após a divulgação do resultado final, serão publicados os editais para bancas de Heteroidentificação, Verificação e Validação, para análise das candidaturas para as vagas de cotas e de ações afirmativas. Esta será a primeira vez que estas bancas serão utilizadas na Unir para todos os cursos de graduação.

A primeira chamada para matrículas está prevista para o mês de março e o início das aulas do semestre letivo 2024.1 será no dia 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico 2024. 

As inscrições para o PS Unir 2024 começam no mesmo dia em que será divulgado o resultado do Enem 2023: 16 de janeiro.

Todos os documentos e etapas do PS Unir 2024 podem ser acessados aqui, inclusive o cronograma com as datas das próximas etapas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Unir publica edital de concurso com 74 vagas e salários de até R$ 4.556,92 mais benefícios; veja na íntegra

Prefeitura convoca novos candidatos para prestação de serviços voluntários

Ifro abre prazo para seleção de 11 estagiários que irão atuar na reitoria em Porto Velho

Concurso Nacional Unificado ainda não tem nova data de aplicação