Provas do concurso nacional unificado serão realizadas em quatro cidades de Rondônia; 6 mil vagas estão disponíveis

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (10), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, mais de 200 cidades terão a aplicação das provas. Em Rondônia, quatro municípios recebem o exame.
Em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, a ministra Carla Leal Lourenço de Miranda, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou os detalhes do certame.
Segundo o Governo Federal, o Concurso Público Nacional Unificado prevê 6.640 vagas em 21 órgãos que irão participar do certame. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio deste ano em 220 cidades pelo país. No estado rondoniense, Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena recebem a aplicação dos exames.
Segundo o governo, as provas terão questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação. O MGI estima que o certame receba entre 2 a 3 milhões de pessoas inscritas.
Blocos temáticos
Além disso, o governo anunciou que o chamado “Enem dos Concursos” terá oito editais, ou seja, um para cada bloco temático, que são as áreas de atuação em que os candidatos poderão se inscrever. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as áreas são:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas);
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas);
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas);
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
- Nível Intermediário (692 vagas).
Essas áreas compreendem vagas para níveis médio e superior.
Inscrições
Segundo a ministra Carla Leal Lourenço, as inscrições serão abertas no próximo dia 19 de janeiro e seguirão até o dia 09 de fevereiro. Além disso, a taxa de inscrição é R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.
Um dos critérios para a efetivação da inscrição do candidato é que ele tenha conta no Gov.BR, seja nível ouro, prata ou bronze. Candidatos que são inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já foi bolsista do Prouni ou Fieis têm direito à isenção.
Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas nos oito blocos temáticos.
Veja Também
Prefeitura da capital divulga resultado preliminar de processo seletivo da educação
Sema divulga convocação de aprovados em seletivo para voluntários