Rondônia, 26 de novembro de 2024
Concursos e Empregos

Provas do concurso nacional unificado serão realizadas em quatro cidades de Rondônia; 6 mil vagas estão disponíveis

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (10), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ao todo, mais de 200 cidades terão a aplicação das provas. Em Rondônia, quatro municípios recebem o exame.

Em coletiva de imprensa, na manhã de hoje, a ministra Carla Leal Lourenço de Miranda, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou os detalhes do certame.

Segundo o Governo Federal, o Concurso Público Nacional Unificado prevê 6.640 vagas em 21 órgãos que irão participar do certame. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio deste ano em 220 cidades pelo país. No estado rondoniense, Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena recebem a aplicação dos exames.

Segundo o governo, as provas terão questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação. O MGI estima que o certame receba entre 2 a 3 milhões de pessoas inscritas.

Blocos temáticos

Além disso, o governo anunciou que o chamado “Enem dos Concursos” terá oito editais, ou seja, um para cada bloco temático, que são as áreas de atuação em que os candidatos poderão se inscrever. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as áreas são:

- Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas);
- Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas);
- Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas);
- Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
- Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
- Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
- Nível Intermediário (692 vagas).

Essas áreas compreendem vagas para níveis médio e superior.

Inscrições

Segundo a ministra Carla Leal Lourenço, as inscrições serão abertas no próximo dia 19 de janeiro e seguirão até o dia 09 de fevereiro. Além disso, a taxa de inscrição é R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.

Um dos critérios para a efetivação da inscrição do candidato é que ele tenha conta no Gov.BR, seja nível ouro, prata ou bronze. Candidatos que são inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já foi bolsista do Prouni ou Fieis têm direito à isenção.

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas nos oito blocos temáticos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis

Concurso Unificado da Justiça Eleitoral: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Prefeitura divulga resultado da avaliação de títulos do processo seletivo simplificado da Semasf

Após decisão da Justiça, resultado final do Concurso Nacional Unificado fica para fevereiro